TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Lógica Clássica Claretiano

Por:   •  2/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Filosofia (Bacharelado)

Disciplina:

Lógica Clássica

Tutor:

Luis Geraldo da Silva

RA:

8134569

Aluno(a):

Edinei de Souza Maciel

Turma:

DGFIB2101FOZA0D

Unidade:

Polo Foz do Iguaçu

        Explicação da Atividade:

1) Leia o excerto a seguir:

A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição de que a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora em apenas estado de crisálida, está contido o pensamento: "Tudo é um" (NIETZSCHE, F. Crítica Moderna; Pré-Socráticos).

No excerto, Nietzsche destaca a posição dos pré-socráticos quanto ao princípio fundamental da identidade. Descreva as principais características da proposta dos pré-socráticos e relacione com os princípios aplicados a Lógica Aristotélica.

2) Leia o trecho que se segue:

Julgamos conhecer cientificamente cada coisa, de modo absoluto e, não, à maneira sofística, por acidente, quando julgamos conhecer a causa pela qual a coisa é, que ela é a sua causa e que não pode ser de outra maneira (ARISTÓTELES. Segundos Analíticos, I, 2, 71b 9-12 apud Oswaldo Porchat. Ciência e dialética em Aristóteles).

Descreva o que diferencia o modo absoluto do modo sofista e destaque a crítica de Górgias quanto a essas perspectivas?

3) Elabore um argumento simples e um argumento complexo válido, composto de premissas e uma conclusão relacionado as propostas da BNCC aplicadas à Educação.

1.

        Um dos pré-socráticos que destacarei no decorrer da questão é Parmênides de Eléia. A Lógica da Identidade que existe no pensamento de Parmênides, é considerada válida em termos de números, as suas sentenças podem ser colocadas em aplicação numérica. Ao Parmênides afirmar que “Ser e pensar são o mesmo” e que “Ser e dizer são o mesmo”, ele afirma a identidade do ser, do pensar e a linguagem, que é real. No pensamento de Parmênides irá surgir a ideia de um caminho certo, válido, que pode ser investigado com certa rigidez e que levará a verdade. Na estrutura de seu pensamento podemos destacar alguns pontos que se assemelham nos princípios aplicados por Aristóteles em sua Lógica estruturada, são eles, o método com as regras que devem serem obedecidas ao realizar o percurso de desenvolvimento do pensamento lógico, e também o ódos de onde nascerá a palavra filosófico-científica.

        Outro pré-socrático que desenvolveu um pensamento lógico foi Heráclito de Éfeso, foi um pensamento oposto a de Parmênides. Para Heráclito, o devir é o λόγος (lógos), o Ser, o pensar e o dizer.  Para ele o princípio eterno é as transformações com o fogo, é um símbolo da agitação do devir, este devir é o movimento que se dá no mundo, é uma contínua transformação em um estado atual e um totalmente contrário a este. “Tudo flui”, este termo usado para descrever seu pensamento sobre a origem da natureza podemos interpretar como a lógica. Aqui encontramos o princípio de contradição, a Lógica da Diferença, o princípio universal de mudança que se aplica em todo o seu pensamento, a dialética que permeia todo o ser, e que irei aceitar um verdadeiro e o outro como falso ou indeterminado para certos momentos.

        Agora analisemos a Lógica Aristotélica, que embase os pré-socráticos apresentados podemos assemelhar em diversos aspectos, a começar pelo objetivo que ambos tinham em mostrar, desenvolver um caminho para a verdade analisando as premissas para validar o pensamento ou invalidar tal falácia. Também destaco as ferramentas que ambos, tanto Aristóteles, quanto os Pré-socráticos (Parmênides e Heráclito), usam para desenvolver seu pensamento lógico, além das premissas que já ressaltamos nesse parágrafo, aponto a inferência e a argumentação que serviram como sustento para a conclusão do pensamento lógico.

2.

        O modo absoluto é o modo da verdade, uma verdade que não necessariamente precisa de motivos ou razões para existir, ela não pode ser refutada e apenas é, não tem outro meio de verdade, ou seja, os outros motivos que muitas vezes eram apresentados pelos sofistas eram inválidos. O modo sofista era desenvolvido pelos sofistas que eram os mestres da oratória, cobravam pelos seus ensinamentos e nem sempre os seus argumentos eram verdadeiros, mas eram “comprados” como se fosse verdade, eram muito criticados pelos filósofos da época pois para os sofistas tudo pode ser refutado, não há uma rigidez em conteúdo verídico, a verdade pode mudar conforme a vontade de quem paga. Os sofistas tinham esse poder de fala, pois dominavam a classe educadora da época, com suas técnicas de discursos que ajudaram no desenvolvimento da política. Górgias irá fundamentar sua filosofia no niilismo, onde não existe verdade, tudo pode ser refutado, essa base a qual ele toma, tem como princípio a descrença em qualquer nível, ou seja, não existe verdade moral (Sofistas) e nem verdade absoluta (Filósofos), tudo é ilusório, as formas de saberes são impossíveis. “Como não existe uma verdade absoluta e a falsidade está em tudo as palavras assumem uma autonomia quase sem limites pois estão desligadas do ser.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com