TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Príncipe de Maquiavel

Por:   •  28/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

O PRINCIPE DE MAQUIAVEL

O príncipe livro escrito por Nicolau Maquiavel foi uma dedicatória ao príncipe de Florença Lorenzo de Médici. Em um momento onde Florença vivia um caos.

O livro pode ser definido como um manual para um principado funcionar de forma eficiente.  Nicolau apresenta exemplos das diversas situações e problemas que esse príncipe poderá enfrentar, e aconselha-o  quanto ao modo de solucioná-los, pois para Maquiavel  a melhor maneira para não ser deposto é evitar ser odiado;

Maquiavel no início do livro define o estado de duas formas, principados e repúblicas. A obra trata de discorrer sobre os principados, esses que foram definidos por Maquiavel como hereditários ou novos. Hereditários são definidos como aqueles passados de pai para filho, novos são aqueles que foram conquistados por meio da força. A partir dessas definições iniciais Maquiavel fala sobre ambos principados de forma mais específica.

A relação dos principados com poder militar é bem retratado por Maquiavel, para ele cada país deveria ter seu próprio exercito para evitar os soldados mercenários. Todo príncipe deveria ser muito bem instruído para uma eficiente defesa de seu território.

O príncipe deveria demonstrar boas qualidades mesmo que ele não tivesse, deveria evitar o desprezo do povo, demonstrando sua confiança nos mesmo. Estar cercado de pessoas capazes e fiéis era fundamental segundo Maquiavel.

A obra pode ser muito bem relacionada com as teorias de administração, pois ela trata claramente sobre autoridade e liderança, um exemplo é a afirmação onde  Maquiavel diz que deve-se ter uma relação amigável entre gestores e trabalhadores. Percebe-se que Maquiavel demonstra a importância da motivação através do reconhecimento dos súditos, pois firma o comportamento desejado para se obter os resultados necessários para crescimento do principado.

O Príncipe é de certo modo um livro atual, e apesar de aparentemente tratar de apenas um tema, seus ensinamentos tem inúmeras aplicações nosso cotidiano, especialmente no mundo corporativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com