TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É FILOSOFIA?

Ensaios: O QUE É FILOSOFIA?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: Filosofia

Professor: Rafael Zanlorenzi

TRABALHO

Aluno(a):Marcelo -- 3º PERIODO – DIREITO NOTURNO - 2013

Título/Assunto: QUESTIONARIO

1- Quais são as funções da filosofia? Explique.

R: A filosofia tem como objetivos o abandono a ingenuidade e os preconceitos do senso comum; não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos; buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política; dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos. Visando o esforço da razão pura para questionar problemas humanos e discernir entre o certo e o errado através da própria razão humana.

2- Quais são as funções da filosofia do Direito? Explique.

R: Esse ramo visa fornecer uma reflexão sobre o próprio Direito, suas bases e instituições jurídicas, baseando-se nos valores fundamentais de justiça e segurança. A filosofia do direito cria indagações, deixando de analisar somente o conhecimento positivo, passando a uma postura de crítica. Através desse novo posicionamento é que se chegará a um conhecimento mais completo e justo no que diz respeito não só à interpretação como a aplicação das leis. Esta análise se dará através do ato de pensar, um dos pressupostos da filosofia tradicional.

3- Disserte a morte da filosofia.

R: A filosofia por ser uma arte de reflexão, teve seu fim no grande pensador que era uma pessoa eximia na arte de filosofar. Sócrates tinha como hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade, um grande mestre que ensinava com primazia o valor da filosofia. Quem o desafiava passava por apuros com a resposta a ser dada ao mestre.

A filosofia começa a morrer com o julgamento à morte de Sócrates que é destacada na obra de Platão. Em sua obra Platão considerou que a morte da sua filosofia teve questões políticas, por pessoas que não aceitavam seu pensamento. A morte da filosofia simplesmente acabou não com o pensamento, mas sim com o prazer de vida de um homem que mostrou a capacidade de pensamento.

Com a morte da filosofia perdemos um seguimento que poderia ser mais útil para os futuros filósofos que se dedicam a esse estudo com verdadeira maestria, quando o ensinamento é ministrado por um grande mestre. Com essa morte a filosofia além de perder um grande mestre, perde também um pouco de sua arte no dia a dia. Isso porque Sócrates por ter pouca instrução soube simplesmente se destacar na sociedade ateniense, onde seus seguidores o admiravam, sabendo que os políticos da época procuravam matar não somente a filosofia, mas também um grande filósofo.

4- Disserte sobre o conceito de ARCHE.

R: A ARCHÉ é fundamental na linguagem dos pensadores pré-socráticos. Isso pode notar que os movimentos filosóficos da antiguidade defendem a arché na base de seu pensamento. Estudando os pré-socráticos podemos verificar que eles tentaram estabelecer um “princípio” ou seja, a arché que é a origem do universo, no qual se recorre a natureza “physis”.

5- Quais são os movimentos filosóficos da antiguidade que defendem a ARCHE como base do pensamento? Exemplifique e Explique

R: Os movimentos filosóficos que defendem a arché, começando por Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxágoras de Mileto, que acreditaram que todas as coisas tem por detrás um princípio, seja físico, e material, que para eles se denominou a ARCHÉ Tales de Mileto afirmava que a água tinha (possui) movimento próprio, ou seja, a ARCHÉ faz parte desse princípio. Para Anaximandro os princípios de todas as coisas têm como princípio a arché, que para ele as coisas não são algo visível. Em Heráclito de Éfeso, as coisas eram feitas de substância única, um exemplo disso é o fogo. Para Pitágoras, os princípios matemáticos em seus números são a arché. Isso significa para Pitágoras que os números são a essência de todas as coisas.

6- Descreva e explique o Naturalismo Filosófico.

R: Naturalismo filosófico, que inclui materialismo e racionalismo: Engloba um conjunto de pontos de vista que os seres humanos são puramente fenômenos naturais; seres sofisticados que evoluiram para o nosso atual estado através de mecanismos naturais, como a evolução. Filósofos humanistas determinam o bem e o mal através do que seriam as "qualidades humanas universais", mas outros naturalistas empregam esses termos como meros rótulos colocados em quão bem o comportamento individual está em conformidade com às expectativas da sociedade, e é o resultado da nossa psicologia e socialização.

7- Quais são as qualidades atinentes ao pensamento pré-socrático, que o distingue do pensamento socrático. Explique.

R: Na história da filosofia o estudo é amplo e compreendedor. Isso porque, os primeiros filósofos são chamados de pré-socráticos, por existirem antes de Sócrates. Termo cuja as qualidades ao pensamento que são: a physis – é aquilo que une os filósofos que são antecessores a Sócrates, estes relatam que é a matéria é o fundamento de todas as coisas que estão dentro da criação do universo, ou seja, a unidade que é permanente, demonstrando em sua aparência aquilo que é múltiplo, transitório e mutável.

Esses pensamentos encontram descritos por filósofos da escola Jônica, da escola Itálica, da escola Eleática e da escola Atomística. O nous, em seu conceito é traduzido por espírito, mente e inteligência, sendo ele ilimitado. Fazendo uma correlação com o pensamento socrático, é possível verificar que o método se consiste na investigação filosófica, na qual o professor conduz o aluno a refletir para chegar a um objetivo. Sócrates por não deixar nenhuma obra escrita, foi o grande pensador de sua época, onde todos os filósofos o admiram até hoje.

8- Disserte sobre a relação sobre justiça e ordem no pensamento Empédocles.

R: No pensamento de Empédocles a ideia de justiça, está baseada na lei que tudo rege se estende no âmbito da visão humana, ela serve para explicar a ordem universal.

Empédocles um grande pensador de grande valia, faz presidir a justiça o ciclo de nascimento e renascimento, insistindo na ideia que o homem é um ser exilado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com