TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que E Filosofia

Exames: O Que E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

A filosofia é um conjunto de concepções práticas ou teóricas do homem e de seu papel no universo, é uma ciência do conhecimento ou do saber racional. E uma reflexão critica sobre a lógica e a ética .

A filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas, descartando os sentimentos e as emoções. O estudo da filosofia é essencial pois todo ser humano tem uma concepção de mundo, uma conduta moral e ética e conforma haja modificações ao nosso redor, devemos agir de acordo com essas transformações .

O homem é o principal objeto de estudo da filosofia, e possuiu uma reflexão do diversos modos de agir e saber do ser humano . Todos nos nascemos cercados de valores tradicionais e costumes, a filosofia proporciona o individuo a se conhecer e questionar seus ideais.

¨ A filosofia não é , de modo algum uma simples abstração independente da vida. Ao contrário ela é a própria manifestação humana e sua mais alta expressão (...) a filosofia traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. Evidentemente , o homem não se alimenta da filosofia, mas sem duvida nenhuma, com a ajuda da filosofia.¨ (Brangatti, 1993).

A filosofia é a indignação social sobre o homem e o mundo e tem como propósito encontrar explicação,sendo uma teoria , a filosofia não resolve os problemas, mas nos possibilita uma visão ampla, de como as coisas poderiam ser diferentes com atitudes novas e bem pensadas. Quando refletimos sobre algum fato e ficamos bravos, com a forma que algo foi nos passado, estamos pensando em nos tornarmos pessoas .

A filosofia tem grande importância no desenvolver da educação,tanto nos jovens como nas crianças, proporcionando em ambos desde muito cedo habilidades e potencias por meio da razão no ato de filosofar.

É uma disciplina que ensina a pensar, isto nos mostra que a filosofia é cada vez mais necessária, por que ela se preocupe com o geral. Sendo assim a disciplina deve ser vista como contribuição para o exercício da cidadania, assim deve ir para a sala de aula como algo que nos oferece a pensar, arriscar e descobrir novos conceitos, isto nos possibilita ir além do aprender.

O ato de filosofar na escola gera motivo de grandes discussões, pois cada ser tem uma forma de pensar , tem suas dúvidas e ideias, a educação é um processo no qual os indivíduos adquirem domínio e compreensão de alguns conteúdos , que são indispensáveis para todos nos. Para haver educação é necessário o domínio desses conteúdos , que são normas sociais e valores, ao compreendermos utilizamos de forma criteriosa , abrange tanto as normas quanto aos valores.

E na escola que aprendemos a questionar a nossa vida e nossas ações , há muitas dificuldades na introdução da filosofia com os estudantes, um dos principais motivos são os conceitos abstratos da disciplina, para melhorar a qualidade no ensino na filosofia, o professor deve se dedicar ao Máximo utilizando de toda sua criatividade de forma a despertar o interesse nos alunos.A filosofia na escola é capaz de produz mudanças reais, tanto nos alunos quanto nos professores, levando o grupo escolar refletir sobre o respeito.A aula é absorvida pelos estudantes de forma que busquem a construir um conhecimento utilizando a razão.

Quando a filosofia e ensinada através do diálogo investigativo, as crianças se tornam mais criticas. A disciplina serve para preparar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com