TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Cultura

Trabalho Universitário: O Que é Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

O que é cultura?

Ao longo da história a palavra cultura sofreu uma série de transformações quanto ao seu conceito e significado, pois, em alguns períodos o seu significado era dado como favorecimento de algumas classes, pensamentos, etc.

Buscando o significado deste termo, vemos que a palavra “cultura” é de origem latina, e provém do verbo colere que significa cultivar, honrar, criar, e cuidar.

No final do século XI, surgiu a noção de cultura, e ela estava relacionada ao cultivo da natureza, dando assim a origem da palavra “agricultura”. Devido à honra prestada aos deuses pelos homens através de cultos às divindades, e também ao cuidado dos adultos com as crianças houve então um esclarecimento deste termo.

Mais tarde por volta do século XVI (Renascimento) os humanistas do período começaram a usar a palavra cultura com sentido figurado de “cultivo do espírito”. E assim o termo passou a significar a capacidade intelectual e aprimoramento das qualidades naturais do homem.

No século XVIII (Iluminismo) acontece a relação da expressão cultura do espírito com as artes, ciências e letras. Por este motivo o termo cultura passou a ser utilizado para designar não somente o desenvolvimento da capacidade intelectual, mas também o resultado do trabalho intelectual dos homens.

No livro “Convite à Filosofia” no ano de 2001, a autora Marilena Chauí diz que a cultura passa a significar os resultados da formação ou educação dos seres humanos, levando-nos a ver assim, que o conceito de cultura expresso em obras, feitos, ações e instituições (artes, ciências, filosofia, etc) permaneceu ao longo da história desde o Iluminismo até os dias atuais. Além disso, neste período também acontece a associação do termos cultura com o termo progresso enquanto aprimoramento da ação humana edo domínio sobre a natureza.

No século XIX com avanço das Ciências da Natureza o surgimento das Ciências Humanas e a Revolução Industrial fazem aumentar de forma acelerada a produção material do homem. E com essas mudanças rápidas e profundas, colocam-se em evidencia as transformações e as diferenças humanas.

Em seguida a Antropologia, apresenta um novo conceito de cultura que é criado no modo de vida de um povo e o que resulta a criação do mesmo. Neste momento a Filosofia e as Ciências Sociais recolocam o tema da cultura.

Segundo Reinhold Aloysio Ullmann em sua obra “Antropologia” cultura significa o modus vivendi global de que participa determinado povo. Nisso está incluída a maneira de agir, pensar e modo de sentir, que estão manifestados na linguagem, no código de leis seguido, na religião praticada e na criação estética; isso tudo se intitula como cultura não-material. Mas ele diz também, que ao mesmo tempo o modus vivendi se expressa materialmente nos instrumentos, vestimentas, habitações, bem como a maneira que o homem busca para obtê-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com