TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Etica

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Ética

Ética é uma palavra que em sua origem grega “ethos”, quer dizer hábito, costume. E hábito tem a ver com aquilo que é habitual, ou seja, com aquilo que praticamos com frequência. Logo falar de ética é referir-se a algo habitual, práticas do nosso cotidiano. É interessante notar que a palavra ética, no latim, vem de “mores, moralis”, que significa morada, moradia, onde se habita, consequentemente, habitual, pois a nossa moradia é algo rotineiro.

Sabemos que o mundo no qual vivemos prega algo e exige outro totalmente diferente: prega competição [muitas vezes desleal] e automotivação na busca por uma colocação profissional, e, em outros momentos prega coerência e obediência às regras. Como!? Se formos bombardeados com imagens e frases que nos impulsionam a sermos espertos e praticarmos o “jeitinho” e com isso sermos sempre os primeiros e melhores?

O que significa ser ético? Ser ético nada mais é que cumprir os valores da sociedade em que vive, é agir sem prejudicar o próximo, é agir e se responsabilizar pelas consequências de suas ações. Todo ser ético pensa antes de agir e age sabendo que terá que assumir os resultados.

A consciência moral, está ligada ao senso moral e ambos dizem respeito a valores, sentimentos, intenções e ações referidas ao bem, ao mal e ao desejo de felicidade, sentimentos e ações que estão intrínsecas às relações que temos com o outro, portanto fazem parte da nossa vida. 

A consciência e o senso moral se manifestam em nossas vidas com bastante frequência, em situações como, por exemplo, em que jovens inexperientes têm que escolher entre a juventude ou o filho que não foi planejado, em que um pai de família desempregado tem que optar entre ser honesto e continuar na mesma situação ou aceitar um emprego desonesto, na dúvida se devemos entregar para policia um homem que roubou uma fruta para dar de comer a uma criança, enfim várias situações que nos levam a refletir. Como podemos ver a consciência e o senso moral estão diretamente ligados a valores sociais como: honestidade, honradez, justiça e também aos sentimentos provocados por esses valores como: vergonha, admiração, dúvida, entre outros.

Geralmente não paramos para refletir sobre os valores morais a que estamos sujeitos, isso porque somos educados para conviver com eles e aprendemos desde cedo que devemos servir a esses valores. A sociedade tende então a naturalizar os valores morais para que haja a manutenção dos padrões sociais mesmo com o passar do tempo, portanto a ética também é uma criação social e cultural. Cada sociedade criou e cria seus conceitos sobre o que é ser ético ou antiético. E para na julgarmos sem fundamentos precisamos conhecer primeiro as culturas diferentes da nossa e acima de tudo respeitá-las. 

Na sobrevivência e evolução das empresas e de seus negócios, portanto, está associada cada vez mais a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas

Temos também como exemplo a religião dominava todas as classes sócias e pregava moralidade nas tradições e bons costumes do povo servindo ainda para manter as pessoas bem comportadas e obedientes. 

Nos dias de hoje com acesso a informação por muitos meios de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com