TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Existencialismo?

Por:   •  20/9/2023  •  Abstract  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

O existencialismo é uma corrente filosófica que se desenvolveu no século XX e que se concentra na análise da existência individual e da experiência humana. Ele aborda questões fundamentais sobre a existência, liberdade, responsabilidade, escolha e significado da vida.

Alguns dos principais filósofos existencialistas incluem Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Søren Kierkegaard e Friedrich Nietzsche, entre outros. Cada um deles contribuiu de maneira única para o desenvolvimento do existencialismo.

Alguns pontos-chave do existencialismo incluem:

A Existência Antecede a Essência: Os existencialistas argumentam que os seres humanos não têm uma natureza inata ou um propósito predefinido. Em vez disso, nossa existência precede nossa essência, o que significa que somos livres para dar significado às nossas vidas por meio de nossas escolhas e ações.

Angústia Existencial: A consciência da nossa liberdade e responsabilidade pode levar à angústia existencial. Isso ocorre quando percebemos a magnitude das escolhas que enfrentamos e a falta de orientação externa sobre o que é certo ou errado.

Autenticidade: O existencialismo enfatiza a importância de viver uma vida autêntica, na qual indivíduos assumem a responsabilidade por suas ações e escolhas, em vez de seguir cegamente normas sociais ou convenções.

Absurdo: Albert Camus introduziu o conceito de "absurdo", sugerindo que a vida é intrinsecamente irracional e sem sentido. Enfrentar o absurdo da existência pode levar a uma busca por significado ou à aceitação do absurdo como uma característica inerente da vida.

Náusea Existencial: Jean-Paul Sartre descreveu a "náusea existencial" como uma sensação de repugnância diante da liberdade e da responsabilidade humanas. Ele argumentou que somos condenados a ser livres, o que pode ser uma fonte de angústia.

Desespero e Desesperança: Søren Kierkegaard explorou a ideia de desespero e desesperança, destacando a necessidade de escolher a fé e a responsabilidade pessoal em face da incerteza e da ansiedade.

O existencialismo tem sido aplicado a várias áreas, incluindo a filosofia, a literatura, a psicologia e a arte. Ele influenciou pensadores, escritores e artistas ao longo do século XX e continua a ser uma corrente filosófica relevante para a compreensão da experiência humana e das questões existenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com