TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia

Ensaios: O Que é Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é filosofia?

Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

A filosofia foca em questões sobre a existência humana, mas não se baseia na fé ou revelação divina, e sim na razão. A filosofia é uma análise racional da existência humana. Apesar das semelhanças com a ciência existem várias questões que não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.

2) Qual a utilidade da filosofia hoje?

A filosofia tem uma tarefa fundamental, que é a de procurar dar sentida às coisas, que hoje mudam numa velocidade estonteante e espantosa. E é curiosa que quanto mais se constatam mudanças, mais as pessoas se mostram ávidas de absoluto, buscando respostas para perguntas que se afligem em seu íntimo.

3) A Importância da Filosofia no mundo de hoje?

A Filosofia ainda é de suma importância no mundo de hoje, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir, a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo. Ela nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística.

4) O que é filosofia do Direito?

A Filosofia do Direito é um saber crítico a respeito das construções jurídicas erigidas pela Ciência do Direito e pela própria práxis do Direito. Mais que isso, é sua tarefa buscar os fundamentos do Direito, seja para cientificar-se de sua natureza, seja para criticar o assento sobre o qual se fundam as estruturas do raciocínio jurídico, provocando, por vezes, fissuras no edifício jurídico que por sobre as mesmas se ergue”.

Da afirmação acima, pode-se concluir, inclusive, uma dimensão mais pragmática para a Filosofia do Direito, vez que, como fruto de seu trabalho, o pensador do Direito contribui para o amadurecimento do fenômeno jurídico – fortalecendo as teses em evidência ou criando fissuras para que novas visões possam surgir no seio do sistema jurídico.

5) O Nascimento da filosofia política

A filosofia política, pergunta-se sobre a natureza das leis, a natureza do governo, a origem da organização social e sobre qual seria a melhor forma de convívio entre os indivíduos. Todos estes temas nos levam a pensar sobre o espaço público, que é o espaço da política. O primeiro filósofo a sistematizar uma ideia política foi Platão (428-7 – 348-7 a.C.). Ele escreveu sobre o assunto principalmente em dois livros, A república e As leis. Nestes livros, apresenta a ideia de que uma sociedade bem ordenada é aquela onde cada indivíduo desempenha a função na qual é mais habilidoso. Platão pensa também sobre como deve ser a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com