TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Filosofia?

Resenha: O Que é Filosofia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Partindo da etimologia da palavra “Filosofia”, temos sua significação como sendo a relação de amizade (Philo) com a sabedoria (Sophia). Isso significa que a Filosofia busca conhecer (amorosamente) a(s) verdade(s) acerca da realidade na qual o indivíduo se encontra inserido. Muitos filósofos se valem de aspectos que transcendemos plano físico para justificar o seu pensamento.

Os chamados problemas filosóficos caracterizam-se por exigirem que nos posicionemos sobre temas fundamentais como, por exemplo, o ser humano, a realidade, o conhecimento, os valores, a liberdade etc. Cabe à Filosofia, assim, investigar de modo reflexivo, profundo, sistemático e crítico sobre tais questões.

A Filosofia, diferentemente das ciências, não apresenta um sistema final de conceitos, de maneira que um filósofo sempre trabalharia com os últimos conceitos aceitos e qualquer mudança se daria em um sentido progressivo.

Sendo assim, a Filosofia prende-se ao seu contexto e não é possível afirmarmos que as teorias da atualidade são correções das teorias anteriores. Na realidade, são retomadas de problemas, conceitos e idéias já desenvolvidos.

As vantagens do pensamento filosófico é que este, estabeleceu-se como saber lógico, rigoroso, concatenando as afirmações entre si, superando, o senso comum, por buscar, nos questionamentos, o algo mais que o resultado pronto. É a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido. Como desvantagens temos, que se algumas coisas já foram testadas, podem ser usadas, quando emergências surgem e, depois, se for o caso, questioná-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com