TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO CIENCIA COISA BOA

Por:   •  21/2/2022  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho: Resumo Criativo  -  Filosofia: Razão E Modernidade   2°S/2021

Vitória da Costa Lima                   8°Período/Arq e Urb              RA:620892

Resumo do Texto: Ciência Coisa Boa – Rubens Alves

No texto “Ciência, Coisa Boa”, o autor, escritor e Psicanalista Rubens Alves apresenta o conceito de ciência e do fazer ciência como uma ação do pensamento, e é aflorado quando este se encontra em conflito ou em prazer.

Para o autor o ato de pensar está ligado com a busca de compreender os fenômenos para evitar que eles se repitam ou para repeti-los – reviver a experiência-.

Rubens Alves alega que “Pensar é estar doente do corpo”, parafraseando o poeta Fernando Pessoa para o qual “Pensar é estar doente dos olhos”. A patologia marca o lugar de conflito, de desconforto, de incomodo. Portanto, esse corpo doente necessita de cuidados e de remédios. Essa análise do que possivelmente ocasionou o conflito é cientificamente chamada de hipótese.

Mas para o psicanalista, além dessa busca de compreender os fenômenos e gerar progresso, o conhecimento está diretamente ligado com o sentimento de poder e de potência intelectual. Para exemplificar essa relação entre conhecimento e prazer o autor cita o mito criacionista cristão, da perda do paraíso pela efemeridade de descobrir o desconhecido; pelo gozo do saber.

Esse saber que para Rubens Alves só pode existir a partir do momento em que há uma relação de afeto entre pesquisador e objeto pesquisado. A sensibilidade que o pesquisador possui para perceber os fenômenos do mundo social é comparada com a sensibilidade do poeta que consegue ver beleza em coisas que passam despercebidas pela grande maioria.

Logo assim como o poeta o pesquisador que não tem empatia, fascínio, amor e entrega ao que observa tende a ter uma superficialidade no olhar resultando numa produção medíocre.  

Por fim, o autor conclui o texto distinguindo a vida da ciência, sendo uma a extensão da realidade, o fluido, o amplo; e outra sendo somente parte desta. Logo, para viver de forma mais agradável é necessário ir além do conhecimento, é preciso ter “sapiência”. A sabedoria, o altruísmo, as características que possibilitam a transformação deleitosa da arte de viver; gerando indivíduos tolerantes, felizes, talentosos e sábios; do contraria a ciência pode se tornar uma ferramenta de opressão, de tirania e de autodestruição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com