TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racionalismo Versus Empirismo

Por:   •  17/9/2018  •  Artigo  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

De um lado posicionavam-se os racionalistas que, liderados por Descartes, defendiam a tese de que todo conhecimento só pode provir da razão, ou seja, que todo conhecimento só se dá através da razão, devendo-se duvidar de tudo – menos da própria dúvida. Contudo, mesmo postulando nossa vida através da razão, os seres humanos continuavam cometendo erros, assim, era necessário à criação de um método para orientar a razão.

Indo na contramão da razão como máxima, o Empirismo colocava que a “experiência é norma ou critério da verdade”. Desta forma, para que algo seja considerado como verdade, deverá passar pela experiência, deverá pode ser percebido pelos nossos sentidos. Logo, nosso conhecimento sobre o mundo é necessariamente limitado, pois nossos sentidos são limitados. Mas aqui reside uma grande particularidade do Empirismo: a verdade pode e deve ser posta a prova, podendo ser corrigida e abandonada.

Os racionalistas afirmam que há formas significativas em que os nossos conceitos e conhecimentos são obtidos de forma independente da experiência sensorial.Os racionalistas compartilham a visão de que há conhecimento inato,afirmando que nascemos com a competência para articular nossa inteligência com os princípios racionais, como também, aptos para pensar ideias verdadeiras, sendo assim, são idéias inatas.

Só a Razão pode nos levar ao conhecimento, a verdade, pois ela é pura e sem erros.

Os sentidos nos enganam, eles são inconfiáveis no caminho da verdade. Pois você vê algo e crer que aquilo é verdade, mas é apenas uma ilusão dos seus sentidos

A Razão sozinha nos consegue dar intuições, não necessariamente pensamento racional consegue nos levar a uma verdade indubitável (certa ou indiscutível). Ela precisa então ser educada por meio de um método de conhecimento, que permita que ela indubitavelmente, ou seja, sem dúvidas, chegue a uma verdade, esse é o método do conhecimento, o método cartesiano.

Método Cartesiano: O objetivo do método cartesiano é chegar a uma verdade indubitável.

I- Evidência (as idéias que eu vou selecionar para ser meu objeto de estudo deve se apresentar para minha consciência de forma clara e distinta, ou seja, elas não podem ser idéias que necessitam de grandes comprovações para serem entendidas, em outras palavras definição com clareza aquilo que me incomoda, aquilo que eu quero entender).

II- Análise (a idéia que eu quero entender agora eu vai dividi-la em várias partes menores. Porque é mais fácil e simples eu entender primeiro cada parte, depois entender o todo, do que conseguir entender o todo de uma vez).

III- Ordem (Pegar todas as partes menores que foi divida na análise e organizá-las nas idéias mais simples para as mais complexas, e tentar resolve-las a partir das mais simples, depois eu vou evoluindo para as idéias mais complexas, mais difícil resolver.)

IV- Enumeração (Revisão. Eu reviso tudo aquilo que eu acabei de entender de resolver para garantir que não há nenhuma falha , que não esqueci de nada).

O Método Cartesiano é a base para um pensamento moderno e para o pensamento atual, tudo o que nós fazemos no cotidiano seja em um exercício de matemática, seja resolvendo um grande problema no trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com