TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Racionalismo e Empirismo

Por:   •  21/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERTÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP

SAMILA DIAS DE SOUSA – RA: 123104

SÍNTESE: RACIONALISMO X EMPIRISMO

SÃO PAULO – SP

2020

Racionalismo X Empirismo

No período da modernidade, por volta do século XVI ao XVIII, houveram mudanças em diversos aspectos: políticos, sociais, literários, artesanais, científicos, religiosos e filosóficos. Na Filosofia, a crítica à Filosofia Medieval fez com que o pensamento greco-romano retornasse, ou seja, o foco que se dava à teologia, agora prevalece no antropocentrismo. Com isso, o pensamento que se estabelece é do racionalismo como principal base. E como discussão, surge novamente a questão do método, agora na busca da verdade e do conhecimento mais seguro.

Diante disso, surgem duas correntes opostas, uma centrada na razão como origem do conhecimento e outra nos sentidos e nas experiências. São elas:

  • O racionalismo: razão como destaque no processo do conhecimento.

 Racionalistas que se destacam: Descartes – principal representante –, Espinosa e Leibniz.

  • O empirismo: experiência sensível destacado no processo de conhecimento.

Empiristas que se destacam: Francis Bacon, John Locke, David Hume e George Berkeley.

O racionalismo cartesiano

René Descartes, o considerado “pai da filosofia moderna” é quem vai em buscar um método que resultasse na verdade indubitável. Em busca disso, põe tudo o que já experenciamos em dúvida: o senso comum, os sentidos, as autoridades, a realidade do mundo exterior e do próprio corpo. Assim, chamou essa indagação de dúvida metódica, criando um filtro que permitirá ver quais são as ideias evidentes e o faz questionar se existe algo que fosse totalmente incontestável.

Cogito, ergo sum

[...] “enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade eu penso, logo existo era tão firme e tão certa que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não seriam capazes de a abalar, julguei que podia aceitá-la, sem escrúpulo, como o primeiro princípio da filosofia que procurava.” – Descartes.

Para Descartes, o ato de pensar já denunciava que o eu existia, ou seja, “existo enquanto penso”. Com isso, se deu o que ele chama de ideia clara e distinta. Porém, nem tudo o que pensamos realmente existe, portanto, ele diz que o cogito, já se encontra no espírito como ideias inatas e dentre elas encontramos a ideia inata da existência infinita de Deus.

Empirismo Britânico

Ao contrário dos racionalistas, o empirismo atribui aos sentidos e às experiências sensíveis, como principal no processo do conhecimento.

Os empiristas em destaque eram:

  • Francis Bacon (1561-1626)

Foi um filósofo inglês que advinha de uma família de nobres e chegou a ser chanceler na corte de Jaime Stuart-I. Além disso, teve extrema importância nos séculos XVI e XVII, pois  se opôs às ideias de Descartes e criou um método chamado método empírico indutivo, que consistiu em induzir experimentações através da observação. Uma frase que ele usou e que hoje o caracteriza é: “saber é poder”, ou seja, precisamos conhecer e experimentar para alcançar a verdade.

O método empírico indutivo se baseia na experimentação de exemplos específicos para se chegar a verdades maiores e se deter por mais tempo na comprovação das hipóteses. Porém, o próprio Bacon já alertava às pessoas que iriam usar seu método, para tomarem cuidado. Para isso, ele usou a teoria dos ídolos, que se constitui em fatos que podem influenciar negativamente na busca dessas verdades. Divide-se essa teoria em quatro ídolos:

  1. Ídolo da tribo: (confusão de naturezas) é preciso tomar cuidado com o próprio pensamento, pois este pode distorcer o caminho (a realidade) e nos enganar.
  2. Ídolo da caverna: (está na própria pessoa) é preciso tomar cuidados com as nossas preferências pessoais, podendo dificultar as pesquisas devido a parcialidade.
  3. Ídolo do foro: (linguagem) é preciso utilizar uma linguagem científica específica para não nos confundirmos.
  4. Ídolo do teatro: (sofísticos e supersticiosos) é preciso tomar cuidado com os pensamentos filosóficos do passado, pois muitos não se comprometiam com a busca da verdade, ou seja, suas ideias não eram comprovadas.

  • John Locke (1632-1704)

Autor do livro “Ensaio sobre o entendimento humano” – principal livro da modernidade sobre o empirismo –, o filósofo John Locke, critica as ideias inatas que Descartes afirmou existir, dizendo que o ser humano é como uma tábula rasa, ou seja, que o homem é uma folha em branco que aos poucos (através das experiencias sensíveis) vai sendo escrito de acordo com a sua particularidade. Dessa maneira, como cada pessoa terá as suas emoções, isso será transformado em um sentido, e assim, irá dar uma característica psicológica ao estudo do processo de conhecimento de Locke.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com