TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RACIONALISMO E EMPIRISMO

Por:   •  10/6/2018  •  Dissertação  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

ADMINISTRAÇÃO

CAROLINA PISI GIMENES

816148 / 5ªETAPA

RACIONALISMO E EMPIRISMO

RIBEIRÃO PRETO

2018

CAROLINA PISI GIMENES

RACIONALISMO E EMPIRISMO

Trabalho apresentado à Unaerp, como       requisito parcial de avaliação na Disciplina …..

                                                                Prof. Me.: Nando Araujo

2018

RIBEIRÃO PRETO

Segundo foi estudado nos textos o empirismo e racionalismo são escolas que explicam como as pessoas adquirem conhecimento, mas elas têm filosofias opostas, onde o racionalismo defende que o conhecimento se dá pela razão e o empirismo defende que o conhecimento é algo sensorial .

Um dos principais filósofos do empirismo é o  john locke, que defende a ideia que a mente humana é uma tabula rasa, onde suas experiências e impressões vão ser gravadas, devido a isso para ele as ideias inatas são inexistentes. Para o empirismo os seres humanos não possui idéias inatas , não acreditam na intuição, o conhecimento se tem através de  experiências ,pela tentativa e erro.

Já o racionalismo o conhecimento é alcançado através da razão, usando a lógica para tomada de conclusões, pois o principal é encontrar a verdade independente do método usado.O racionalismo acredita na intuição e q os indivíduos têm conhecimento inato , outro caminho para chegar ao conhecimento  que o racionalismo acredita é a dedução.

O racionalismo não acredita no  conhecimento através dos sentidos porque é possível se enganar com aquilo que se ouve ou vê, experiência de cada um decorre da percepção sensorial, a qual é, muitas vezes, sujeita a erros.

Os principais filósofos do racionalismo foram Descartes, Nicolas Malebranche, Baruch Espinosa e Leibniz, Descartes defendia que o conhecimento não vem da experiência, mas encontra-se inato na alma , e que raciocínio lógico é construído pela dedução de ideias, assim como os conhecimentos de Matemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com