TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SANTO AGOSTINHO

Por:   •  1/6/2019  •  Resenha  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE FILOSOFIA

SANTO AGOSTINHO

PROFESSORA: YARA

NOME: CELSO JOSE FANTI JUNIOR  | RA: 3919215

NOME: CAROLINA MOREIRA DE ANDRADE| RA: 3919026

NOME: WESLEY HENRIQUE BRAGION FRANCISCO | RA: 3919187

NOME: GIOVANA EDUARDA SOARES SANTANA FRANCO| RA: 3919055

O filme de Santo Agostinho é verdadeiramente lindo, mostra em detalhes como um menino prodígio chega ao seu auge como advogado e orador e depois se converte a Jesus Cristo. No inicio do filme, sua mãe está para dar à luz, mas não sente o bebê, naquela época pelo que eu entendi, quando era necessário “operar” a mãe morria, acredito eu que por infecção generalizada, mas após uma prece, milagrosamente o bebê se mexe e o parta normal é realizado.  Já em seu nascimento, seu destino é traçado, como único, começando já com seu nome “Aurélio Agostinho”, seus pais falam como ele será grande.  O filme se passa também ao mesmo tempo em Hippo, que está sofrendo com o declínio do império, está quase perdendo a guerra para os Vândalos. [pic 1]

Agostinho cresce e começa a entender o mundo, não entende como sua mãe mantém um casamento com seu pai, boêmio, que bebê e traí sua esposa. Já muito jovem, ouve um grande Orador de Roma “Macróbio”, que vai a sua cidade para cobrar impostos para o imperador, Agostinho fica apaixonado pela sua retorica, e logo, decide em também ser advogado, mas seu pai se recusa à fazer qualquer esforço para ajudar, então Agostinho, começa a se desviar, foi pego roubando peras e o dono da propriedade por conhecer Agostinho, rapidamente avisa sua mãe e diz “ As Frutas crescem ano após ano, mas um jovem quando se perde, se perde para sempre”.  

Vendo a situação em que seu filho estava, ela não tem dúvida em pedir ajuda para Romaniano, um antigo amigo, para a educação de Agostinho educação, com Romaniano sendo seu padrinho, Agostinho parte de Tagaste para Cartago, estudar retórica.  

Agostinho chega à cidade de Cartago, a princípio é recusado por Micróbio, até acaba apanhando na rua, mas depois consegue depois atrair a atenção de Micróbio para ser seu professor. Os anos passam e Agostinho se torna um grande advogado, no filme mostra sua atuação em um tribunal, defendendo um senhor acusado de tentar matar sua esposa, ele consegue absolvição do caso, dias depois o mesmo acusado, consegue então matar sua esposa. O filho do casal vai ao encontro de Agostinho e acusa ele de inocentar um assassino, com esse ocorrido, Agostinho fica muito mal e seu pai também está morrendo o que o faz voltar para Tagaste.

Ele começou um romance com uma jovem cartaginesa, e a leva junto em sua viagem de volta, com a morte de seu pai, ele discuti com sua mãe sobre a relevância do batismo de seu pai, o mesmo que tanto a fez sofrer. Se muda para a casa de Romaniano, onde começa a estudar a filosofia Maniqueista, passa se os anos e ele é convidado para ser um dos eleitos, e é convidado a viver em celibato, mas quando vai dar a noticia para sua “esposa” a mesma antes da noticia informa que está gravida, ele desiste do convite e apoia sua mulher.

Anos passaram, Adeodato seu filho cresce, tudo parecia bem e tranquilo na vida que levava em Tagaste, quando Romaniano vai á sua casa e lhe informa que seu antigo amigo está na cidade, Valério, traz a notícia sobre um bisbo “Ambrosio” arrogante que está irritando o imperador e a imperatriz mãe em Milão.

Valério consegue convencer Agostinho, que aceita seu convite, e passa a ser Orador da Corte de Milão, Agostinho volta para Tagaste e leva consigo para Milão sua esposa, filho e sua mãe. Sua mãe católica tem maior apreço pelo bispo Ambrósio e assiste de perto o que Agostinho está prestes a fazer.

Com crescente descontentamento da corte ao bispo, Agostinho estuda com cuidado todas as palavras que Ambrósio usa em seus discursos e pregações, é usando de seus evangelhos e estudando platão que Agostinho consegue em seu discurso na corte tirar de Ambrósio o apoio popular, mas não sabia ele que o imperador iria pedir para tirar de Ambrósio a basílica onde se instalava.

Nesse momento ocorre um confronto entre civis desarmados com os guardas reais, muitos civis são mortos, é nesse período que começa a conversão de Agostinho, em seu discurso na corte ele relembra que houve um massacre civil. Depois de discutir com sua mãe, ele pergunta para ela se ela gosta dele, ela responde que não, ele fica irritado, então ela diz “Você pode se livrar de mim, mas não pode se livrar de si mesmo”, ele saí para caminhar quando começa a refletir, passando por palavras de Micróbio “Você tem a coragem de viver sem a verdade” e por palavras de Ambrósio “Não é o homem que encontra a verdade, mas a verdade que encontra o Homem”.  O filme não deixa claro se ele se perde ou vai para um mata, onde acorda com um livro ao seu lado e escuta uma voz feminina que diz “pegue e leia”  Ele lê a Epistola de São Paulo, logo em seguida ele aparece caído na Basílica de Ambrósio, assim ele é batizado, dizendo que ouviu Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com