TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Santo Agostinho

Por:   •  9/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Santo Agostinho Viveu num monastério por um tempo. Em 395, passou a ser bispo, atuando em Hipona (cidade do norte do continente africano). Santo Agostinho combate às heresias e a paganismo. Na obra “Confissões” fez uma descrição de sua vida antes da conversão ao cristianismo.

Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as ideias eram de origem divina.

Para o bispo, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.

As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.

Morreu em 28 de agosto de 420, durante um ataque dos vândalos (povo bárbaro germânico) ao norte da África.

Santo Agostinho é considerado o santo protetor dos teólogos, impressores e cervejeiros.

Algumas obras de Santo Agostinho:

- Da Doutrina Cristã (397-426)

- Confissões (397-398)

- A Cidade de Deus (413-426)

- Da Trindade (400-416)

- Retratações

- De Magistro

- Conhecendo a si mesmo

Palavra-chave: Santo Agostinho, Verdade, Deus.

1 INTRODUÇÃO

Viemos por meio deste trabalho relatar sobre a vida de Aurélio Agostinho, Santo Agostinho como era conhecido, de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo. O Santo Filósofo falou e escreveu sobre praticamente de todos os temas de sua época e seus escritos giram sempre em torno de Deus, a suprema verdade. O Bispo de Hispana, sempre desejoso de encontrar-se coma Verdade e a Sabedoria, não poderia deixar de investigar, com seu raciocínio apurado, o “mal” que tanto o angustiará durante boa parte de sua juventude.

2 DESENVOLVIMENTO

Agostinho de Hipona conhecido universalmente como Santo Agostinho, nasceu em 13 de novembro de 354 em Tagaste, Numídia. Morreu em 28 de agosto de 430 com 75 anos no mesmo lugar.

Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África, foi considerado um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cuja as obras foram muito influentes no cristianismo e na filosofia ocidental. Suas principais obras são “A cidade de Deus” e “Confissões”, ainda muito estudadas atualmente.

Em seus primeiros anos, Agostinho foi influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo de Plotino. Depois de se converter ao cristianismo e aceitar o batismo desenvolveu uma abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com