TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senso Comum

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

1-Por que as informações e saberes advindos do senso comum não são considerados, conforme o pensamento filosófico e o saber científico, como conhecimentos satisfatórios sobre os diversos temas e objetos conhecíveis?

Porque o senso comum é uma forma de conhecimento superficial, imediato, irrefletido e baseado na opinião, na troca de experiências. E para ser um conhecimento satisfatório para ambos, ele  é muito vago. O saber científico, vai muito alem de meras opiniões. Ele busca na realidade as causas e os porquês dos fatos, busca explicar de maneira concreta. Já o pensamento filosófico, é sobretudo, especulativo, mas uma especulação acerca da realidade. Ele busca os conhecimentos mais gerais, os princípios fundamentais, porque é uma forma de conhecer mais abrangente.

2-Que atitudes filosóficas dão garantia de que os saberes obtidos pelos filósofos são válidos, isto é, distintos, claros e verdadeiros?

Diferentemente das outras formas de conhecer, ela busca os princípios fundamentais, as causas primeiras do objeto em questão. Essa busca transcende, ultrapassa os limites da ciência. Isto se dá por que as questões levantadas pela filosofia têm um caráter diferente das questões levantadas pela ciência, as questões destas são em sua maior parte de caráter contingente, enquanto que as questões daquela são de caráter universal e necessário. Diferentemente do conhecimento cientifico, o conhecimento filosófico é, sobretudo, especulativo. Com isso, este tipo de conhecimento não visa uma prática, uma experimentação, pois se inicia e tem fim na teoria. A filosofia é puramente teorética. Assim, um conhecimento filosófico parte de uma especulação da realidade. As questões mais gerais da filosofia estão relacionadas ao homem e ao universo em sua totalidade. Com a reflexão filosófica se chega aos princípios, leis, regras, fundamentos dos objetos de um maneira que ultrapassa os limites da ciência, mas não o da razão, pois toda reflexão filosófica deve ser racional, lógica, coerente. Ademais, não é por que ela ultrapassa os limites da ciência que ela seja algo abstrato e fora da realidade, pelo contrario, o conhecimento filosófico tem total ligação com a realidade. Pois, se assim fosse, seria apenas palavras concatenadas sem sentido algum, e a filosofia é plena de sentido.

3-Apesar de serem considerados saberes distintos entre si, pode-se afirmar que os diversos modos de conhecimento têm um mesmo propósito. Qual seria esse propósito?

O propósito do conhecimento, da informação. De buscar novos porquês, de mostrar novos pensamentos, explicar a origem das coisas. Cada um de seu modo e visão sobre tal assunto, mas todos buscam soluções, respostas, experiências.

Referências bibliográficas:

http://ead10.virtual.pucminas.br/moodle/pluginfile.php/202445/mod_resource/content/2/Aula%201%20-%20Senso%20comum%2C%20Mito%20e%20Filosofia%20%282014%29.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com