TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO AVALIATIVO

Por:   •  20/12/2022  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO AVALIATIVO

DISCIPLINA: Bases filosoficas da psicologia

NOME: Richard Oliveira Pires Tomaz

VISTO:

[pic 1]

Richard Tarnas - A epopéia do pensamento ocidental -(Cristandade)

(MÁX. 12 LINHAS)

[pic 2]

  O capitulo introdutorio ao livro de Richard Tanras, busca traçar um entendimento historico socio-politico de como se deu a ascensão do cristianismo no ocidente como conhecemos. Nesse sentido, ele introduz sobre o contexto daquele periodo, a “Era Classica”, onde a civilização greco-romana era a que detinha maior fonte de poder e conhecimento da epóca e de acordo com as transformações e relações entre os povos da epoca foi-se modifcando a visão daqueles sobre a natureza e os deuses, gerando assim uma “crise espiritual” onde diversas obras e ideias oriundas de outras civilizações tornaram mais populares e assim se expalhando para diversas regiões do ocidente.

  Nesse contexto, o isolamento cultural vivenciado na europa juntamente com o estimulante vigor criativo dos povos germanicos coibiu para que a influencia civilizaora da Igreja Catolica Romana espalhasse suas crenças e dogmas, e assim dando origem ao que conhecemos como Ocidente Moderno.

  Nesse vies, o autor passa a discorrer sobre a visão do mundo Cristão, como funciona as crenças, valores e preceitos de tal religiao, como ela se utiliza de fatos historicos para embasar os seus ensinamentos e seus contos. Ademais, essa parte demonstra como foi-se utilizado de textos historicos para a formulação de todos os preceitos da teologia cristã.

  Por fim o texto apresenta o monoteismo judaico e a questão da divinização da historia, onde ilucida que historia e teologia sempre caminharam juntas, e portanto, uma sempre estara atrelada a outrem.

[pic 3]

O texto apresentado me fez refletir muito sobre as nuances dos conhecimentos que se dão no campo da historia antiga da formação das religioes atreladas as civilizações e o quanto isso foi impactante para o estudo da humanidade como um todo, portanto, reconheço a importância e valor que agregara na minha formação, no mais fico feliz por te-lo experienciá-do.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com