TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que se entende por filosofia

Ensaio: O que se entende por filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Ensaio  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

m da filosofia

Assinar para

acessar o trabalho completo

Enviado por gegedias, marco 2013 | 2 Páginas (350 Palavras) | 83 Consultas | Denunciar |

1. Que quer dizer philosophía? A quem se atribui a invenção dessa palavra?

R: A palavra philosophía, de origem grega é composta de duas outras: philo e sophía. Philo quer dizer “aquele ou aquela quetem um sentimento amigável”, pois deriva de philía, que significa “amizade e amor fraterno”. Sophía quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophós, sábio. Philosophía (Filosofia) significa,portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”.

Atribui-se ao filósofo Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completapertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

2. O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoas que compareciam aos Jogos Olímpicos?

R: Pitágorasqueria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada ou vendida no mercado; também não é movido pelodesejo de competir –, não é um “atleta intelectual”, não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; e, sim, é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar eavaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém (para ser comerciada) nem é um prêmio conquistado porcompetição. Ela está diante de todos nós como algo a ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.

3. O que moveu alguns gregos afilosofia?

R: Através da insatisfação e do espanto, eles começaram a ver as coisas pela razão e perceberam que esta poderia ser conhecida por todos, transmitida e ensinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com