TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia

Tese: O que é filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

fazemos?"

8. Explique o que é a Filosofia como saber a respeito da realidade externa ao pensamento e acerca da realidade interna aos seres humanos.

9. Que significa dizer que a Filosofia é um pensamento sistemático ou uma interrogação sistemática?

Significa dizer que a Filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.

10. Explique brevemente as três principais definições de Filosofia que não podemos aceitar inteiramente.

11. Explique a definição da Filosofia como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas.

A Filosofia ocupa-se com os princípios, as causas e condições do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, religiosos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com os princípios, as causas e condições das transformações históricas dos conceitos, das idéias, dos valores e das práticas humanas.

12. Explique por que a atividade Filosófica é uma análise, uma reflexão e uma crítica.

A atividade Filosófica é uma análise, porque a analisa os condições e princípios do saber e da ação, isto é, dos conhecimentos, da ciência, da religião, da arte, da moral, da política e da história. É uma reflexão, porque trata-se da volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se como capacidade para o conhecimento,a linguagem, o sentimento e a ação, e é uma Crítica por se tratar de uma avaliação racional para discernir entre averdade e a ilusão, a liberdade e a servidão, investigando as causas e condições das ilusões e dos preconceitos individuais e coletivos, das ilusões e dos enganos das teorias e práticas científicas, políticas e artísticas, dos preconceitos religiosos e sociais, da presença e difusão de formas de irracionalidade contrárias ao exercício do pensamento, da linguagem e da liberdade.

13. Quais as indagações da Filosofia segundo Kant?

"Que podemos saber?", "Que podemos fazer?" e ''Que podemos esperar?"

14. Qual a utilidade da Filosofia?

A filosofia da educação propõe um movimento de auto-reflexão, isto é, uma postura refletida da educação, onde a educação não se desvincular da realidade, mas se propõe a buscar seus fundamentos na práxis (atividade e ação).

---------------------------------------------------------------------------------

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com