TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia?

Tese: O que é filosofia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Semana 1

Que é Filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.

Qual a utilidade da filosofia hoje? Atualmente, as pessoas estão atribuindo valores a bens materiais em detrimento do espiritual, digo que, os indivíduos supervalorizam seus automóveis, motocicletas, celulares, casas, equipamentos eletrônicos e vestimentas de modo que a sabedoria, neste caso a espiritualidade, fica descartada. Para algumas pessoas é mais válido possuir riqueza do que saber o que é a sociedade; é mais importante ir ao Shopping Center do que conhecer de maneira sábia o que é o mundo? Quem somos nós? De onde viemos? Para muitos, esses questionamentos são atitudes de pessoas loucas, diferentes, radicais ou comunistas!

Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem sobre a importância da filosofia nos dias atuais.

Vive-se hoje sob a influência de novas tecnologias, de novas técnicas e descobertas científicas sofisticadas e em crescente sofisticação. Neste aspecto, a informática e a engenharia genética são exemplares. A cada nova descoberta no campo tecno-científico, as relações entre o homem, a máquina e a natureza são passíveis de transformação. O mundo contemporâneo traduz-se numa situação paradoxal: o novo convive com os conceitos e valores tradicionais, nem sempre capazes de explicá-lo e de compreendê-lo. O real, de simples, tornou-se complexo. A vida passou a ser valorizada em termos do prático, do interesse, da necessidade. O efêmero e o útil determinam a conduta humana em meio às guerras, às crises econômico-sociais, às doenças, às misérias e aos desastres ecológicos. Neste contexto, como encontrar um lugar para a reflexão filosófica? É possível, face à perplexidade e à complexidade do mundo contemporâneo, haver lugar para a Filosofia, entendida como um saber desinteressado, desvinculado da vida prática e imediata e definido como a busca de sabedoria? Pode a Filosofia, na atualidade, dar respostas às questões colocadas pelos avanços tecno-científicos, pelas guerras, pela miséria, pela pobreza? Definir a Filosofia como a busca de sabedoria não é um ideal caduco nos dias atuais? Neste sentido, a Filosofia, procurando responder às questões próprias deste tempo, instala-se nas academias, nas ruas, nos cafés, na praça pública, nos cursos particulares, nas conferências, nos livros, nos best-sellers. Nos dias atuais, a era da Filosofia se mescla à época da ciência e da técnica e sua busca pela sabedoria se traduz num saber profundamente interessado no caminho, na existência do homem, constituindo-se significativamente em liberdade e em criação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com