TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia?

Tese: O que é filosofia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

Caso 1

1. Que é Filosofia?

Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.

2. Qual a utilidade da filosofia hoje?

É necessária a importância da filosofia nos dias atuais para a construção do cidadão crítico em nossa sociedade. Onde ele através do conhecimento, da formação acadêmica, se liberte das correntes que os condena a viver na ignorância. Buscando um mundo das idéias das essências imutáveis, da verdade absoluta e objetiva, onde não há oposições e nem contradições. Ele deve se libertar do mundo sensível, da escravidão, agrilhoado numa caverna, da ignorância, com medo do fogo que arde lá fora. É também o mundo das aparências, de uma realidade das contradições que percebemos apenas pelas nossas percepções, crenças e opiniões, é um mundo mutável. O governo da cidade ideal conforme a vontade do Filósofo Platão, teria que ser rei e filósofo, haja vista ser ele o mais competente. A necessidade de ser filósofo é, no entanto, o único capaz de desempenhar com muita sabedoria e um pensamento reflexivo os cargos públicos.

Caso 2

1. Que é Filosofia do direito?

De acordo com Miguel Reale (2002, p. 9), a Filosofia do Direito “é a própria Filosofia enquanto voltada para uma ordem de realidade, que é a ‘Realidade Jurídica’”. Para esse autor, a Filosofia do Direito não é uma disciplina específica, mas o que se chama de Filosofia do Direito é o exercício completo da Filosofia voltado para o objeto Direito. Decorre desse conceito que a atividade Filosófica, quando voltada para o Direito, leva consigo toda a tradição e força que vem da Filosofia Geral. Reale (2002, p. 9) conclui sobre a filosofia do Direito que “nem mesmo se pode afirmar que seja Filosofia especial, porque é a Filosofia, na sua totalidade [...]”. De alguma forma, para esse autor não há como falar de independência absoluta da Filosofia do Direito, o que se pode falar é de Filosofia voltada para o Direito, ou seja, a Filosofia do Direito, mesmo vista com certa autonomia tem vínculos com a Filosofia Geral.

2. Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito?

Desde seu surgimento a filosofia prezou pela busca de soluções bem fundamentadas para as perguntas que incomodavam as pessoas; sempre tentou nutrir-se com a convicção de que as respostas encontradas deveriam ser tratadas como prováveis e não como absolutamente certas e acabadas. A História da Filosofia e a tentativa de conceituar Filosofia do Direito oferecem ao jurista e ao acadêmico de Direito a oportunidade de tratar o Direito de forma mais complexa e completa, afinal, uma área que mexe com todos os setores da vida humana não pode ser reduzida à mera técnica ou a um conhecimento restrito, periférico e superficial.

Caso 3

1- Que critério entendia Platão como o correto para a escolha daqueles que deveriam exercer os poderes da pólis? Fundamente sua resposta.

Entende-se, na lógica de Platão, que a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis. A polis injusta é aquela na qual o governo está nas mãos dos proprietários e, naturalmente não pensam no bem comum da cidade e, sem dúvida alguma, lutarão para preservar seus interesses econômicos particulares, ou nos militares que levarão a cidade em estado de guerra constante para contemplar e vislumbrar desejos particulares de honra e glória.

2 - Pelo que você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral americano, a atual candidata a vice-presidência americana, muito popular entre certa camada social daquele país, cumpre os requisitos exigidos para exercer o poder, segundo aqueles que entendem como correta a visão platônica?

Não; pois a escolha da candidata à vice-presidência americana foi baseada em um interesse particular do candidato a presidência americana em ser ela uma figura proeminente feminina podendo então trazer consigo uma boa parcela das eleitoras da ex-pré-candidata democrata Hillary Clinton.

1. A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma perspectiva platônica de Estado, expressa na obra República, é natural que o filósofo-rei elabore regras concretas injustas? Justifique.

Não; pois da forma que Platão elaborou sua teoria de cidade, o filósofo-rei age pela razão, preocupado com o bem comum. Para Platão quem governa é o que possui alma racional, logo não cometeria injustiça, devido ser guiado pela razão. Quem governa tem a aptidão que vem da alma, o filósofo-rei nasceu com aptidão de governar e não a adquiri em processo de ensino, é extraída da alma.

2. Tomando o caso argentino acima como referência, Platão consideraria possível que uma regra injusta pudesse ser emanada por um governo popular? Por quê?

Sim; para Platão o povo não tem aptidão de governar e sim alma apetitiva, que é aptidão por comércio. Portanto, seria possível o povo elaborar uma lei injusta, devido não ter aptidão para o governo.

Caso 4

1- Que tipo de liberdade, definida pelos antigos, percebemos nesta entrevista? Justifique.

Percebemos que é a liberdade de expressão;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com