TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia?

Artigo: O que é filosofia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Artigo  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

O que e filosofia?

E uma disciplina de pensamento cuja tradição remonta, bastante longe em um certo numero de culturas. E por esse motivo que, do mesmo modo que seria insensato querer fazer matemática sem se submeter, por exemplo, a disciplina do calculo diferencial e integral, e impossível fazer filosofia sem adquirir uma cerca técnica e o vocabulário adequado. Para refletir sobre os problemas da sociedade e sobre as questões humanas e preciso possuir "ferramentas" do mesmo modo que para fazer física; em ambos os casos nos inserimos em tradições intelectuais e utilizamos os resultados das gerações que nos precederam.

“Por outro lado, se começo a colocar-me questões sobre a amizade, a vida, a morte, a justiça etc.” produzirei outro tipo de discurso, bem diferente daquele do código restrito. Observarei, por exemplo, que a noção de amizade não e clara. Dentro desta perspectiva, o código restrito corresponde ao interesse que tem os homens e as mulheres em colocar ordem em seu mundo, em controlá-lo e comunicar a outrem a maneira pela qual o vêem.

Como somos por vezes prisioneiros de esquemas de interpretações da vida, do mundo e da sociedade, uma linguagem critica tem por finalidade libertar-nos dessa prisão e renovar o nosso olhar. Desse modo, se considero a noção de "mulher", posso primeiramente utiliza-Ia no código restrito: nesse caso, todos compreendem o que significa. Em outro plano, porem, ultrapassamos essa visão pragmática da noção "mulher" para utilizar uma representação que de uma interpretação mais "fundamental" dela esta se liga evidentemente a cultura de uma civilização, de um meio social, de nossa historia pessoal etc.

O fato de que a noção de mulher e algumas vezes ligada à visão de um ser relativamente indefeso e pouco inteligente, se bem que sensível, e outras vezes a representação de um parceiro igual ao homem, mostra bem que certa atividade "crítica" pode ser necessária para superar visões que aprisionam, do mesmo modo, uma reflexão critica pode liberar visões morais. O código restrito e aquele utilizado na maior parte dos cursos de ciências. Supõe-se saber do que se fala, e não se exige reflexão ulterior, Porem caso se procure fazer uma ideia do que seja "em definitivo" a ciência, isto e, dar uma interpretação que faça"sentido" para nos,a tarefa se torna mais complexa.

Parece-me normal, portanto, que uma reflexão filosófica não assuma, na formação pratica de um cientista, um lugar exagerado. Assim mesmo, julgo importante que aqueles que recebem uma formação em ciência não se tornem seres "unidimensionais", incapazes de ver algo mais alem de sua pratica técnica. Não seria laminável, tanto para a sociedade quanto para os indivíduos, que seres humanos tivessem uma formação extremamente aprimorada, quando se trata do código restrito, e formação alguma quanto à utilização de nossas tradições relativas ao código elaborado? Em outros termos, consideraria lamentável, para ambas as partes, formar cientistas que tentariam ser rigorosos quando se - trata de ciências, mas aceitariam facilmente uma total aproximação em outros domínios.

O mesmo vale para a filosofia. Existem diversas tradições filosóficas no Ocidente, e numerosas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com