TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia?

Tese: O que é filosofia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

(web aula um) Que é Filosofia?  É uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Qual a Importância da Filosofia Hoje?   É de suma importância no mundo de hoje, mesmo que muitos não saibam seu significado, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir, a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo, contribuindo para a própria construção de uma sociedade igualitária e melhor.  

(web aula dois) Definição de Filosofia do Direito: é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.  Ao abordar esses problemas, a filosofia se separa da mitologia e da religião e começa a dá ênfase em argumentos racionais. Por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

Qual a Importância da Filosofia para Direito: A Filosofia do Direito, por sua vez, tem como preocupação refletir e questionar, entre outras coisas, o objetivo do sistema jurídico, procurando construir uma visão crítica acerca dele. Dessa forma, além de haver uma contribuição com a evolução do pensamento, aumentam-se as condições de que sejam apresentadas alternativas eficazes aos problemas e práticas vivenciados pela sociedade e pela comunidade jurídica. 

(web aula três) Podemos confundir a filosofia política como estudo da politicagem?  Não, pois a filosofia política está preocupada de qual é a melhor maneira de organizar o a vida coletiva, no âmbito das instituições políticas, práticas sociais, sistema econômico, forma de vida, ou seja, sua prioridade é o bem coletivo da humanidade em todas as áreas. Já a politicagem preocupa-se apenas com o interesse e o bem estar de um determinado grupo, em detrimento da maioria.    

(Web aula quatro) a liberdade definida pelo autor nos protestos em maio de 1968, está relacionada diretamente com a liberdade de expressão, já que na época a maioria dos países eram governados por regimes ditatoriais, onde a maioria não tinha voz, sendo obrigados a obedecer o que lhes eram imposto.

A liberdade de expressão é o marco fundamental de uma verdadeira democracia, é o direito manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. Podemos citar como exemplo o artigo 5º da nossa Constituição que diz: é livre a manifestação de pensamento, temos o direito de ir e vir, temos liberdade de elegermos os nossos representante, e tantos outros direitos que conseguimos através de lutas que custaram a vida de muitos com a principal finalidade de sermos uma nação mais justa e igualitária para todos.

(Web aula cinco) a liberdade do texto escrito por Michael Sandel se baseia em uma liberdade, onde o homem como um ser racional e inteligível deve usar a sua liberdade como forma de mudança dos princípios que norteiam a sociedade: a justiça, equidade, liberdade, propondo sempre novas idéias para o bem da coletividade.

 (Web aula seis) Hobbes: o estado de natureza humano propicia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com