TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia?

Ensaio: O que é filosofia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Ensaio  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

plano 1

Pergunta-se:

1. Que é Filosofia?

R: Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

2. Qual a utilidade da filosofia hoje?

R: Estuda o comportamento da sociedade, porque determinadas coisas por mais absurdas ainda aconteçam dessa forma sendo o mundo mais evoluído, a filosofia se torna um ótimo começo para entender o ser humano como um todo.

plano 3

1 Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.

RESPOSTA: Não. Tem-se filosofia política como estudo da reflexão positiva acerca de questões sociais ao bem comum, de interesse à sociedade de um modo geral, no que em nada corresponde ao termo “politicagem”, criado para representar os interesses individuais escusos em detrimento do social e coletivo.

2 - Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?

RESPOSTA: O Conceito Filosófico de Política Em primeiro lugar, convém lembrar que as verdadeiras escolas filosóficas são totalmente apolíticas, evitando desta forma, as injustiças e malversações que ela, a política, costuma impor à sociedade como um todo. No sentido habitual, a política é uma atividade que consiste em governar um país ou nação, ou mesmo uma comunidade. Trata-se, portanto, de uma grande responsabilidade para aqueles que a exercem. Essa responsabilidade é bem difícil de assumir, pois nem todo mundo tem as mesmas idéias, nem os governados nem os governantes. Isto explica que a política sempre tenha sido cenário de oposições e conflitos. Soma-se a isto o fato que cada um projeta nela suas experiências, suas convicções, suas paixões, suas aspirações, suas angústias. Além disso, nem todos os que ostentam o poder o fazem de uma maneira legítima, posto que muitos regimes são mais totalitários que democráticos. Mas também os democratas geram excessos que às vezes dão lugar a comportamentos anárquicos e inaceitáveis, posto que a liberdade leva muitos indivíduos a reivindicar direitos sem assumir seus deveres de cidadãos. De qualquer forma, a política é uma imagem dos homens, ou seja, é imperfeita. Continua sendo o reflexo das imperfeições da natureza humana e não uma expressão de suas qualidades. No geral, a política é imperfeita porque está somente condicionada por uma busca do poder temporal e pelo desejo de defender interesses pessoais ou corporativos, e isto em todos os níveis, desde a base até o alto da pirâmide social. Além disso, está baseada em um conceito demasiado materialista da existência. A imagem da economia prevalece atualmente na maioria dos países do mundo. Dizendo de outra maneira, o interesse está focado nas preocupações materiais do homem, sem ter em conta suas aspirações espirituais, sendo estas essenciais ara a evolução das pessoas. No entender do pensamento filosófico puro, “o valor da função política não reside em somente procurar o bem-estar físico dos seres humanos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com