TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia?

Seminário: O que é filosofia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Seminário  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é filosofia? E quais as características da filosofia?

Resposta: Palavra grega que quer dizer“amizade pela sabedoria ou amor e respeito pelo saber. Suas caraterísticas são: a) Tendência a racionalidade( pensar de uma forma racional); Recusa das explicações preestabelecidas( questionamentos nascrenças); c) Tendência à argumentação e ao debate(discussão); Capacidade de generalização( colocar ideias p/ racionalizar); Cpacidade de diferenciação ( ver as diferenças e semelhanças das coisas).

2 O queé Filosofia do Direito? Quais os objetos de investigação de uma Filosofia do Direito? Por quê?

Resposta: É o campo de investigação filósofica que tem por objeto de estudo o Direito, onde podemoschamar de estudo da teoria do Direito, pois seus objetos de investigação são: o positivismo no direito; quais suas definições, sua funções, fontes de critérios para validar o Direito. Porque se faznecessário a filosofia do direito, para que o poder judiciário na posição do magistrado aplique o Direito de modo subjetivo avaliando os critérios para aplicar a sua sentença, embora no que diz o código temque se aplicado, ele por sua vez, terá que Julgar não segundo a sua vontade e nem de um modo positivista, ou seja, o que está na norma. Ex: Roubo.Uma pessoa que furta um litro de leite, não pode serjulgado da mesma forma daquele que furta um carro.

3 O que é Filosofia Política? Quais os objetos de investigação de uma filosofia política? Por quê?

Resposta: É o campo de investigação da política e das relações humanas. Seus objetos de investigação são: segundo Aristóteles seria falar do bem comum, ou seja, o homem polítco poderia discutir assuntos que poderia benificar e ser de interesses de todos, e o homem político estava em uma posição privilégiada, pois ele analisava e discutia as questões em relação as leis e a estrutura da sociedade. Portanto a filosofia da política estuda a legitimação e a justificação do Estado e do governo. Porque é necessário a filosofia política para que seja analisada a ética e a moral entre as relações humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com