TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é filosofia e quais são os principais princípios?

Tese: O que é filosofia e quais são os principais princípios?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8

O que é Filosofia e quais seus princípios fundamentais? Qual a importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vivem as dificuldades da implementação da disciplina no currículo escolar?

Filosofia é uma disciplina que se baseia em experiências vividas, na observação de fatos e não em teorias e métodos científicos. È o conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia -a- dia e que não tem comprovação cientifica como a história ou a física. Não usamos de recursos como laboratórios e sim, estamos mais próximos da matemática. A filosofia é uma disciplina que mais se dedica a reflexão, ela é a priori (conhecimento adquirido sem a necessidade de experiências) muito ampla que nos leva a novos conhecimentos que consiste no pensamento dedutivo, mais especificamente o conhecimento que obtemos através da memória ou percepção, a filosofia se ocupa da nossa concepção da realidade e não da própria realidade. As teorias filosóficas não são empíricas nem formais, os argumentos são o que sustentam a filosofia, todas as teorias cientificas, históricas ou filosóficas, se sustentam em argumentos.

È fundamental em toda a sociedade de todas as épocas, é tão importante que esta sempre anos colocando a pensar, refletir, pesquisar, imaginar, não nós restringindo apenas no que é imposto pela própria sociedade. Também nos leva a questionar quando ouvimos algo do ser humano, do comportamento, se aquilo do que se fala este mesmo correto ou se é mesmo daquele jeito. È a filosofia quem mantém o equilíbrio do mundo em geral, permite verificar os erros do passado e garantir os acertos do futuro.

Mas como colocar esta disciplina dentro das escolas no nosso currículo escolar? O que seria o ideal a ensinar? Como abordar a disciplina na escola? Esta e muitas outras perguntas é um caminho que dificulta muito a introdução da filosofia no currículo escolar. Como saber o que é ético ou não? Como dizer se certo tipo de procedimento esta de acordo com a sociedade ou não? Se é moral ou não? Tudo depende de como iremos analisar as situações, por isso, que a filosofia em geral vem da percepção do todo ao nosso redor, das situações vividas, das experiências de vida. È uma disciplina muito delicada, pois temos que respeitar cada individuo e seu espaço, sua cultura seu modo de viver. Dentro das escolas convivemos com vários tipos de cultura, de miscigenação das raças inclusive estrangeiras onde o tipo de ensinamento às vezes é totalmente diferente dos costumes da Brasil. Não podemos iguinorar de forma alguma a realidade que vivemos, mas também não podemos deixar de usa a filosofia dentro da escola. Ela é de caráter primordial muitas vezes para o próprio entendimento de como lidar com certas situações dentro da sala. Na maioria das vezes é ela quem salva toda a situação de forma a não constranger nem desrespeitar ninguém. Por outro lado tentamos substituir a filosofia por meios estratégicos como o, ensaísmo literário. É uma disciplina especulativa que lida com problemas que ninguém quer ou sabe resolver, por isso é tão importante. As escolas não estão preparadas para lidar diretamente com a filosofia, pois tendem a não se indispor com a sociedade é mais confortável continuar com os ensinamentos tradicionais onde o aluno apenas absorve este ensinamento, em palavras mais claras a filosofia tem um caráter conceptual.

Como a sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes?

O ensino técnico é um ensino integrado, o aluno não só aprende as praticas de seus cursos como também tem acesso a outros conhecimentos técnicos, e isso faz com que este aluno tenha um diferencial na hora de fazer o teste do ENEM. O curso técnico ensina o educando a ser mais investigativo, alem de ter um ensino normal para as matérias estudadas ele tem algo mais que é a parte técnica do curso.

De acordo com Jacqueline de Blasi ela relata que “as escolas são ligadas as universidades, e o investimento nos profissionais da educação são bem maior, isso torna maior a capacidade de se profissionalizar os alunos.”

O que mostra na realidade é que os alunos que tem mais informação, e que a escola que tem um plano pedagógico atual e inovador tem melhores condições de enfrentar uma seleção tão grandiosa como são as provas do ENEM. Ele esta preparado com conteúdos que com certeza estarão nas provas. O ENEM também é bom para as escolas, pois se os alunos tiram boas notas nas provas é sinal que aquela instituição vem fazendo um bom trabalho de ensino.

O ensino médio puro esta sendo extinto. Próximo a eles estão as escolas do técnico integrado que terá um espaço de quatro anos para ampliar a bagagem do aluno onde ele estará sendo formado para o mercado de trabalho ou se optar para seguir em frente na carreira acadêmica.

Na verdade temos uma diferença social muito grande, pois não são todos os alunos que podem ter acesso a esse tipo de ensino por vários motivos, um deles é justamente a desigualdade social, onde ficam a mercê das escolas que não tem recursos para poderem dar a estes alunos condições de competir de igual para igual com aqueles que estudam em escolas técnicas.

Em que medida a indústria cultural interfere na realidade da educação contemporânea?

Nosso ensino é de certa forma desigual para os vários tipos de classes sociais que temos, é tão grande esta diferença social que somos alvo de estudos é pesquisa para sabermos onde esta o problema da educação.

Um aspecto a se considerar é que, existe dentro das escolas um interesse político muito grande por parte da burguesia, onde a grande parte das transformações dentro da escola tem com objetivo atender os interesses capitalistas. Neste momento é que temos a inserção da indústria cultural que chega tomando espaços em varias áreas sociais inclusive na área escolar sem que nos percebamos os seus perigos e influências. Um dos instrumentos usados é a televisão que é de fácil acesso a todo o tipo de classe social. A indústria cultural é conhecida desde 1947 onde grandes autores lançaram o livro “Didática do Esclarecimento” onde tentam denunciar, alertar a população dos perigos da relação de troca das mercadorias onde elas perdem seu brilho sua unicidade seu valor real de uso.

A indústria cultural tende a enganar a sociedade de massa a não perceberem a irracionalidade e injustiça do sistema capitalista. A Televisão chega à escola através de programas governamentais, a informação veiculada a professores, alunos, diretores e funcionários, com isso criam-se a necessidade que muitas vezes não se tem. Desta forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com