TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS LIMITES DA ESTÉTICA

Por:   •  4/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.294 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

FELIPE VITOR CORDEIRO DA SILVA

FERNANDO ALVES CONCEIÇÃO

ISABELA GUERRA DE BORTOLI

OS LIMITES DA ESTETICA

Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal

Itajaí – SC

2013

SUMÁRIO

1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................................03

1.1 O que é envelhecer com dignidade..........................................................03

1.2 Casos cirúrgicos que derem errado........................................................04

1.3 Casos cirúrgicos que deram certo...........................................................05

1.4 Entrevistas sobre cirurgias.......................................................................06

1.5 Opinião do grupo a respeito de cirurgias................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................11

ANEXOS............................................................................................................13

1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 O que significa envelhecer com dignidade?

 O envelhecimento do organismo como um todo está relacionado com o fato de as células somáticas do corpo irem morrendo uma após a outra e não serem substituídas por novas como acontece na juventude.

 Com o passar do tempo e com as mudanças ideológicas de estética, a imagem da velhice, presente no imaginário das pessoas em geral, foi se impregnando de valores estigmatizados, nos quais foram evidenciados os aspectos negativos do envelhecimento, tendo como parâmetro a imagem do jovem. Dessa forma, a doença, a inatividade, o abandono, a s rugas, a flacidez do corpo, a solidão, são algumas das características que definem o “ser velho”. As qualidades opostas a estas foram creditadas como bonificações pertencentes aos jovens.

 Ocorre que o sentimento de juventude permanece no intimo das pessoas e as mudanças na aparência, que vão se operando ao longo do tempo, passaram despercebidas para o individuo. É o olhar do outro que dá a exata dimensão da passagem dos anos. O individuo idoso sente-se velho através do outro, sem ter experimentado serias mutações; interiormente não adere à etiqueta que se cola a ele: não sabe mais quem é.

 Evidentemente envelhecer significa passar por mudanças decorrentes, principalmente, na aparência física, e saber com maturidade aceitar essas mudanças. Cabelos embranquecidos, diminuição da acuidade visual e auditiva, a formação de gorduras localizadas, especialmente nas mulheres, são alguns sinais facilmente percebidos e estão associados à ideias de desgastes, perdas e enfraquecimento.

 Mas ao contrário do que muitos pensam, não existem perdas no envelhecimento, e as mudanças e diferenças devem ser respeitadas e aceitas, envelhecer significa aquisições que só podem ser obtidas por meio do acúmulo de experiências vividas no decorrer dos anos. Por ser um processo natural do ciclo da vida, deve ser atravessado com dignidade e prazer, pois ele expressa a forma como se viveu as etapas anteriores.

 De forma natural, no decorrer da vida, vamos nos encaixando nas transformações  e modificando nosso modo de ser, mesmo sem querer. Entender a velhice está implícita na juventude, da mesma forma que a morte na vida, é uma maneira de aceitar os aspectos opostos da existência.

 Assim, pode-se dizer que envelhecer com dignidade é saber envelhecer, é aceitar as mudanças e transformações decorrentes ao longo da vida.

1.2 Casos cirúrgicos que deram errado

 Jocelyn Wildestein é uma socialite que tem sido frequentemente vista na imprensa sensacionalista por causa de suas inúmeras cirurgias plásticas. Jocelyn teve um filho de Alden Wildenstein, empresário bem-sucedido da Wildenstein & Company. Ela era obcecada pela obtenção da idade e foi submetida a várias cirurgias cosméticas. No entanto, depois de ver o marido com outra mulher, ela fez outra operação.

 Eles se divorciaram mais tarde. Ela gastou cerca de 4 milhões de reais em cirurgias plásticas. Entre as intervenções cirúrgicas estão: 7 facelifts, reconstrução dos olhos, injeção de colágeno nos lábios, bochecha e queixo.

 Devido ao resultado das inúmeras cirurgias Jocelyn recebeu o apelido de “mulher gato”, foi também nomeada a celebridade mais assustadora do mundo. Mesmo com a sua aparência transfigurada, ela diz que esta satisfeita com os resultados. Algumas fotos tiradas mais recentemente mostram o rosto de Jocelyn estava um poço menos carregado, de forma que ela tenha tentado reduzir e amenizar os efeitos assustadores das cirurgias.

 Casos de cirurgias que dão errado ocupam 10% do total dos procedimentos cirúrgicos, no Brasil, no final de 2012, uma apresentadora de TV de Cascavel, oeste do Paraná, teve de abandonar o programa que comandava há 32 anos por causa de uma cirurgia mal efetuada.

 Edileuza Fabrini, de 65 anos, considerada a “Rainha dos Caminhoneiros”, teve o rosto desfigurado devido ao procedimento. Ela foi a um médico no nordeste do país com a intenção de fazer uma cirurgia nos seios, o médico então disse que devido à profissão que ela exercia o seu rosto estava demasiado velho e acabado, indicando assim que ela fizesse uma plástica. Ela aceitou os conselhos do doutor que prometia rejuvenescimento e beleza.

 O processo estava previsto para durar poucas horas, mas Edileuza percebeu que algo havia dado errado, quando o efeito da anestesia começou a passar. Ela descobriu que tinha ficado 12 horas no centro cirúrgico.  A mulher afirma ter sofrido paralisia facial, que atingiu o lado esquerdo do rosto. Ela pagou 20 mil reais para fazer a cirurgia, mas já gastou 30 mil reais para tentar reverter o quadro.

 Além de apresentadora, Edileuza também era responsável pela caravana Lobo da Estrada que fazia shows pelo Brasil e em outros países da fronteira. Devido aos problemas, ela teve que cancelar a agenda de compromissos, o programa que passava nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo e também em algumas cidades da Argentina e do Paraguai teve seu fim. Ela espera que possa voltar logo à vida normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (399.6 Kb)   docx (287.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com