TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SOFISTAS: OS MESTRES NA ARTE DE ENSINAR

Por:   •  2/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos sofistas e de Sócrates sobre a relação entre o homem e o conhecimento.

OS SOFISTAS: OS MESTRES NA ARTE DE ENSINAR

Sofista vem de sophos, que significa sábio. A palavra tem a mesma raiz do termo filosofia, sendo ambas procedentes de sophia (sabedoria). Atenas passou de um regime aristocratico para Democratico e os sofistas se tornaram de grande importância para o ensinamento e a formação da cidadania grega e para o fortalecimento da Filosofia entre os ateniences, eles exerciam papel semelhante ao dos professores em nossa sociedade, e recebiam por seu trabalho (ensinar.)

Sócrates:

A filosofia socrática se baseia, fundamentalmente, nas ideias do “Conhece-te a ti mesmo” e do “Só sei que nada sei”. Sócrates não se interessa pelo conhecimento da origem do Universo, como era típico do pensamento pré-socrático, nem mesmo pelas técnicas do bom discurso, o que irá criticar nos sofistas, mas a intenção do pensamento socrático é encontrar a verdade que irá servir como critério das ações dos homens que vivem em sociedade.

Problemáticas encontradas na sociedade contemporânea

Escravidão Capitalista:

Empresas de grande prestigio, com marcas renomadas e conhecidas mundialmente exploram pessoas para a fabricação de utensílios a fim de lucrar cada vez mais. Sem se preocupar com as condições de trabalho e saúde dos “funcionários”, mostra o quanto o capitalismo se torna egoísta e despreocupado com o seguimento das leis e constituições. Causando grandes impactos na vida dos trabalhadores que não tem condições de buscar seus direitos e acabam aceitando determinadas condições precárias e irregulares.

Muitos consumidores não têm o conhecimento do real modo de trabalho em determinadas indústrias. Adquirindo cada vez mais e de maneira exagerada, pagando pouco por isso, sem saber que isto reflete diretamente em quem produz determinado objeto, o consumismo exagerado não deveria ultrapassar a liberdade do outro, que possui todos os mesmos direitos de que o proprio dono da empresa.

Cidades desumanizadas:

Vivemos em um mundo em que ninguém mais se importa com o bem estar do outro, estamos tão dominados pelo cansaço e stress que acabamos tendo que descontar em alguém, muitas vezes que nem se quer merecia, com preconceitos e injustiças. Nos tornando espécies de robôs que não conseguem ver a mais do que seu pequeno mundinho. Junto a completa necessidade das redes sociais, onde de forma completamente ao contaria do modo de agir, busca-se o aceitamento do outro para com o próprio viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com