TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origme Da Filosofia

Artigo: Origme Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas das questões 1,2 e3.

1) A filosofia surgiu da busca da razão em compreender a cosmologia. “A palavra cosmos significa mundo ordenado e organizado, e logia vem da palavra logus que significa pensamento racional, conhecimento. Assim a filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza”. Durante muito tempo considerou-se que a filosofia nascera por transformações que os gregos operaram na sabedora oriental. No entanto, nem todos aceitaram esta tese chamada “Orientalista” e muitos passaram a falar da Filosofia com sendo o “Milagre Grego”, como se nada tivesse acontecido anteriormente que a preparasse.

As diferenças entre o pensamento filosófico e o mito baseiam-se mais precisamente nos seguintes aspectos: O pensamento filosófico firma-se na lógica e na totalidade dos acontecimentos; ele é racional, impessoal, universal e se preocupa em explicar os fatos importantes do passado, do presente e do futuro. Já o pensamento mitológico é superficial. Ele baseia-se em fatos passados, na exploração do sobrenatural, não tem fundamentação racional e sua credibilidade é local.

2) Existem duas teses que explicam o surgimento da filosofia na Grécia: a “Oriental” x o “ Milagre grego”. Mas nenhuma das duas apresentam em si só fundamentos convincentes, pois são teorias hiperbólicas. A tese mais aceitável é a sócio-histórica, pois foi a partir do contato e socialização com outros povos pelas viagens marítimas que se deu a desmistificação que proporcionou a abertura do pensamento grego, fazendo com estes saíssem das crendices, superstições e idéias fabulosas para o contato com outras realidades.

3) Vários fatores influenciaram o surgimento da filosofia, dentre eles estão as condições econômicas, sociais, políticas e históricas. Vejamos alguns deles: viagens marítimas que enriqueceram a cultura dos gregos através da vivência de outros costumes. Com isso também foi possível anular os mitos sobre o espaço; criação do calendário como forma de calcular o tempo como algo natural; invenção da moeda desenvolvendo o poder da abstração; e a elaboração da linguagem escrita como forma de generalização. Os gregos também começaram a participar da vida política trabalhando as questões da coletividade através das discussões, o que é

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »