TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Marx

Por:   •  29/3/2016  •  Dissertação  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ARMANDO ÁLVARES PENTEADO

FAAP

 PUBLICIDADE E PROPAGANDA

SOCIOLOGIA – Karl Marx

Profa. Maria de Lourdes Eleuterio

“A vida em torno da mercadoria”

Victoria Bortoluci - 41516615

São Paulo

13/03/2016

Karl Marx nasceu em 1818, foi um filósofo, cientista político, e socialista revolucionário  com muito influencia no passado até nos dias atuais.

Marx usou a mercadoria como objeto de estudo para sua analise em seu livro O Capital, e mostra que toda  produção capitalista toma forma de mercadoria. No texto “Quando toda a vida pode virar mercadoria” de Daniel Bin é usado como exemplo o caso de Daniel Alves que um simples gesto contra o racismo, virou campanhas com camisetas e propagandas nas redes sociais que no caso cria uma mercadoria, mesmo no caso da Ellus marca de roupa que criou uma camiseta contra a politica, também citada do texto, que aproveitou a onda de manifestações que estão ocorrendo no Brasil para vender uma camiseta. Uso como exemplo a boneca Barbie, descrita no texto “Barbie, brinquedo tirano” de Lais Fontenelle que a marca, para vender mais bonecas, criaram a Hello Barbie que transmite as conversas das crianças com a boneca via wifi e fica armazenado na mesma, eles aproveitaram o uso maior da comunicação que a criança teria para lucrar mais com a Barbie. Isso acabam transformando cidadãos em geral em pessoas alienadas, de acordo com Marx, elas perdem a identidade e o senso critico para a mercadoria. A alienação é a condição onde o trabalho ao invés de ser instrumento para a realização do homem e de sua condição humana torna-se um instrumento de desumanização, tendo sua vida e seu próprio valor medidos pelo seu poder de acumular e possuir.

A alienação da sociedade se da pelo fetichismo da mercadoria, segundo Marx, pois a mercadoria vira um desejo/obsessão que acaba deixando de ter uma utilidade atual e passa a ter um valor sentimental/simbólico, o ser humano não compra mais o real. A mercadoria não mantem seu valor real de venda, que segundo ele era determinado pela quantidade de trabalho realizado e sim algo irreal, como não fosse feito por mãos humanas, parecendo que a mercadoria estaria perdendo sua relação com o trabalho e ganhando vida própria.

Para Marx as forças produtivas são compostas pela força de trabalho (mão de obra) e pelos meios de produção (máquinas/industrias). Foi uma analise critica e cientifica ao capitalismo que Marx diz a principal força produtiva é o próprio homem, seu conhecimento e inteligência, sua força e seu corpo. Ele precisa estar organizado socialmente para a produção e estabelecer uma relação social entre eles para dividir tarefas e realizar as forcas produtivas, pois a estrutura de uma sociedade depende disso e assim o homem garante seu sustento. As forças produtivas vão se modificando historicamente, isso porque sua expansão vai mudando as relações de produção, até que em um determinado momento elas entram em contradição. Para ele os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais e econômicas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com