TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil x os quatro pilares da educação

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  2.026 Visualizações

Página 1 de 8

A Educação Infantil x Os Quatro Pilares da Educação:

Experiências Vivenciadas nos Projetos Anuais Interdisciplinares

Sinopse

Baseando-se no Referencial Curricular o desenvolvimento da identidade e da autonomia está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.

Tendo em vista os princípios e fins da Educação Infantil em âmbito nacional, o tema: “A Educação Infantil x Os Quatro Pilares da Educação: experiências vivenciadas nos projetos anuais interdisciplinares” vem titular os projetos anuais desenvolvidos no Centro de Educação Infantil "Tia Nicinha", abrangendo todas as turmas e respeitando a faixa etária e particularidades de cada criança, uma vez que  a  construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento,desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida e também atendendo ao Projeto Político Pedagógico do CMEI.

Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver, a ser, se tornaram quatro aprendizagens fundamentais na formação holística do individuo,proporcionando condições de ampliação de experiências, partindo do próprio saber, oportunizando a compreensão do mundo em que vive, relações sociais, culturais, favorecendo o ver, explorar, construir e conviver e possibilitando a transformação do conhecimento vivido e desenvolvimento de linguagens.

Justificativa

Buscando promover aprendizagens mais significativas e tendo em vista os quatro pilares da educação vários educadores  uniram-se na possibilidade de uma nova prática educativa. Aprendendo a Conhecer, a criança pensa o novo, reconstrói o velho e reinventa o pensar. Nesta proposta o brincar tem se mostrado um instrumento extremamente eficiente desde as metodologias propostas por educadores como Decroly, Montessori, Piaget que usaram o recurso do lúdico para estimular a aprendizagem; até os especialistas em jogos contemporâneos, inúmeros no mundo todo e no Brasil, que levaram para a escola variadas propostas para utilização do brincar dentro e fora da sala de aula, com o intuito de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Aprendendo a Fazer, a criança aprende a comunicar-se, administrar conflitos, ser flexível. O fazer, em qualquer âmbito das nossas vidas, e sobretudo no trabalho, deveria ter como ingrediente principal o prazer. E brincar e prazer integram a mesma categoria. Aprendendo a Conviver, a criança valoriza o outro e o compreende. Os jogos e brincadeiras são um exemplo de vivência muito eficientes para facilitar e formar nos indivíduos valores de cooperação, trabalho em equipe, respeito pelas diferenças individuais e desenvolvimento de projetos. Aprendendo a Ser, a criança desenvolve a responsabilidade pessoal, o pensamento crítico e autônomo, a imaginação, criatividade. O brincar constitui-se na linguagem por excelência das crianças, através da qual eles podem expressar-se e comunicar-se com o outro. Através do brincar a criança expressa seu ser integral colocando corpo, mente sentimentos e espírito em evidência. O brincar constitui um excelente canal e oportunidade para o ser humano expressar e comunicar, de forma espontânea, as suas crenças, atitudes, criatividade e valores.

Objetivos

Com base na visão sobre os quatro pilares da educação, desenvolvemos alguns projetos de forma interdisciplinar no decorrer do ano nas turmas: berçário, maternal II, maternal III e 1º período. Os projetos desenvolvidos tiveram como objetivo ensinar a pensar, aprender a comunicar-se, ser critico,independente e autônomo, desenvolver o raciocínio lógico, trabalhar e desenvolver os sentidos.Atualmente o CMEI objetiva, através de seu trabalho, conhecer e reconhecer e de sua proposta pedagógica formar cidadãos plenos e atuantes na realidade em que estão inseridos. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a sua autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. Assim, através dos Projetos desenvolvidos, representa uma estratégia pedagógica inovadora que conduz a uma aprendizagem contextualizada e significativa porque parte do interesse do próprio aluno, através da sua interação com objetos e pessoas na busca de esclarecimentos para suas dúvidas, propiciando o fazer e o compreender. Assim, o aluno torna-se o protagonista de seu conhecimento.

Conteúdos Curriculares

Áreas de Conhecimento: Natureza e Sociedade, Educação Ambiental, Linguagem, Artes, Informática, Música, Matemática, Movimento, História.

Metodologia

Com o intuito de favorecer ao educando o desenvolvimento de sua autonomia, através do desenvolvimento dos projetos interdisciplinares como alternativas para a promoção da aprendizagem conduzindo o aluno à construção do seu próprio conhecimento foram desenvolvidos os projetos: Que a Alimentação seja o nosso único remédio que foi escolhido para sanarmos a dificuldade que as crianças possuem em degustar variados sabores. o projeto abrangeu todas as turmas em um trabalho de interdisciplinaridade, pois o tema é motivo de preocupação dos pais e educadores, uma vez que nossas crianças estão adquirindo hábitos alimentares inadequados, objetivando conscientizar as mesmas sobre a importância e motivos pelos quais nos alimentamos; reconhecer os alimentos como importantes e necessários para nossa alimentação; identificar frutas, legumes,verduras; incentivar os bons hábitos alimentares; desenvolver autonomia; promover a parceria entre o CMEI e os pais. O projeto é desenvolvido junto aos pais, todo final de mês. Cada mês realizamos um piquenique. Um mês a família envia alimentos a base de carboidratos, em outro proteínas e assim até trabalharmos todos os grupos. Em comemorações especiais, como dia da família, dia das crianças, também aproveitamos o projeto para dar ênfase aos alimentos consumidos. Os alunos do maternal III e do 1º período servem-se sozinhos, desenvolvendo  autonomia.

Caixa Surpresa essa atividade envolve a percepção, os órgãos dos sentidos e também a participação dos pais na preparação e elaboração. É uma maneira de aproximar a família da escola. Nessa atividade uma criança a cada semana leva a caixa para casa e a devolve com alguma surpresa, de acordo com a criatividade da família. Em seguida, a turma se reúne para tentar descobrir o que há dentro da caixa. É um trabalho divertido que atrai as crianças e as coloca em um universo de curiosidade e descobertas, desenvolvendo assim a oralidade, a socialização,a interação com os colegas,a memorização, aprendendo a conviver,a fazer e a ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com