TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Quatro Pilares do Conhecimento

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Quatro pilares do conhecimento

A educação no próximo século, ou seja, doravante está submetida a um duro dever, que no início poder parecer, quase contraditório. A educação ainda é o fundamento da capacidade e competência do futuro, remetendo de maneira eficiente e sólida, com evolução e adaptação à civilização cognitiva.

A educação propicia os mapas de um mundo complicado e seguidamente agitado.

É fundamental, um ensino mais rígido, de mais peso para obter uma educação de qualidade. De nada adianta, uma pessoa adquirir e acumular conhecimentos no começo da vida, achando que desta forma possa abastecer-se indefinidamente. É extremamente essencial aproveitar e analisar desde a origem e até o final da vida. Sem deixar de examinar com detalhes, aprofundar-se e dar riqueza a estes primeiros conhecimentos, sendo assim, deve-se seguir a evolução de um mundo que está sempre mudando.

Como resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se e basear-se em torno de quatro pilares do conhecimento, cujos são para a construção da sociedade fundamentais para que a pessoa possa se adaptar aos novos tempos,são eles:

 Aprender a conhecer: compreender ou também tem como significado: aprender a aprender, obtendo assim chances fornecidas pela educação ao longo de toda vida.

Aprender a fazer: para saber agir sobre qualquer ocasião, tornando-a apta a enfrentar diversas situações. Mostrando coragem para arriscar-se, de errar querendo acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento.

Aprender a viver juntos: para que haja participação e cooperação com todos em quaisquer atividades humanas, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências.

Aprender a ser: para melhor desenvolvimento da personalidade e estar com cada vez maior capacidade de independência, de opção e responsabilidade social. Caminho fundamental que inclui as três anteriores, ou seja, ponto de ligação entre as precedentes.

Estas vias do saber, na verdade são constituídas em apenas uma, mesmo que sejam quatro e que pareçam aparentemente divididos, estão imbricadas, constituindo interação a fim de uma formação holística do indivíduo.

Deve-se tratar com atenção a lógica do mercado, aprender a dominar, conhecer significa ficar atento a tudo o que sucede ao nosso redor. Notar mínimas coisas daquilo que a pessoa e as circunstâncias em sua volta, dá à pessoa a capacidade de poder resolver sobre o que fazer com sua vida e, sendo assim, ela procura o melhor rumo para conseguir a concretização, ou melhor, a realização pessoal.

 Entre as pessoas em geral, sempre haverá riscos, devido a ter uma concepção prévia de uma visão fixa impedindo que sejam vistas a totalidade das coisas, e a a compreensão real do ser.

Tudo está em fase de construção, a sociedade, a população, elas não estão inacabadas, sem realização plenamente ainda. Portanto, podem ser mais ainda do que são.

Com o materialismo atual, as pessoas sentem-se menos responsáveis.

É necessário estar sempre alerta, pois a sociedade está sempre repleta de acontecimentos, mesmo os acontecimentos positivos não sejam enfatizadas.

Sem falar no neoliberalismo, que põe toda a sociedade envolvida em uma lógica tecnicista, deixando de fora quem não se adapta a ela. É um modo em que a sociedade reduz a pessoa numa máquina de produção e consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com