TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os pessadores a educacao: Russeau

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.043 Palavras (17 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 17

Índice

Introdução        3

1.O conceito da Educação        4

1.1.Características de Educação na Idade Moderna        4

2.Vida e obra de Jean – Jacques Rosseau (1712 - 1778)        5

2.1.O contrato social e o indivíduo na sociedade        6

2.2.Contribuição de Rousseau a filosofia de educação        7

2.3.Um dos pontos centrais do pensamento de Rousseau        8

2.4.Pensamento pedagógico de Jean Jacques Rousseau        9

2.4.1.Perfil e descrição do Emílio.        9

2.4.2.Aspectos mais fulgurantes da Pedagogia de Rousseau        10

2.5.Etapas da Formação do Homem natural em Rousseau        11

2.5.1.Livro Primeiro        11

2.5.2.Livro Segundo        11

2.5.3.Livro Terceiro        12

2.5.4.Livro Quarto        12

2.5.5.Livro Quinto        13

Conclusão        13

Referências bibliográficas        14

Introdução

O presente trabalho que tem como tema, Educação na Idade Moderna sob pensamento de Jean Jacques Rousseau, rege falar em termos gerais do seu conceito do que é a Educação, e caracteriza-la na idade moderna tendo em conta que são vários pensadores que deram seu contributo a volta da Educação nessa era. Contudo, todos defendem que a Educação nesta era, dava oportunidade a todos aqueles que a pretendesse, com finalidade de proporcionar-lhes conhecimentos, capacidades e habilidades para a vida, isto é, desenvolver competências no educando para enfrentar a sua própria vida.

A palavra educação é usada às vezes para significar a actividade, processo ou empreendimento de educar ou ser educado e, por vezes, para significar a disciplina ou campo de estudo ensinado em escolas de educação que se preocupa com esta actividade, processo ou empreendimento. Como actividade ou processo, a educação pode ser formal ou informal, privada ou pública, individual ou social, mas sempre consiste em cultivar disposições (habilidades, conhecimentos, crenças, atitudes, valores e traços de carácter) por certos métodos.

Por fim apresentamos as referências bibliográficas e por elas compiladas para a concretização do trabalho.

1.O conceito da Educação

Por complexidade da palavra Educação, ela é definida por várias maneiras e por vários pensadores. Nesta mesma linha de pensamento, e tendo em conta que cada sociedade concebe a educação que lhe convêm, esta pode ser entendida como “processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e função dos seus interesses” (PINTO, 2000: 29)

Para LIBÂNEO (, 1999: 22) “Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas-físicas, morais, intelectuais, estéticas, tendo em vista a reorientação da actividade humana na sua relação com o meio social num determinado contexto de relações socais”

Segundo Luckesi (1999: 31)“Filosofia e Educação são dois fenómenos que estão presentes em todas as sociedades, filosofia fornece uma reflexão sobre a sociedade na qual esta situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar”.

A educação seria, por conseguinte, a arte do desejo do sujeito, a maneira mais fácil e eficaz de fazer dar a volta a esse órgão, não há de fazer obter a visão, pós já a tem, mais uma vez que ele não esta na posição correcta e não olha para onde deve, dar-lhe os meios para isso (PLATÃO, S/a:518)[1].

A educação é um típico “que fazer” humano, ou seja, um tipo de actividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está deve possuir alguns valores norteadores de sua prática.

1.1.Características de Educação na Idade Moderna

Reconhecendo as transformações e evoluções que ocorreram na Educação desde a época primitiva até a Idade Moderna, houveram vários pensadores que deram o seu contributo.

Segundo esses pensadores da era moderna, caracterizai-a nos seguintes moldes: João, pastor e bispo da Igreja da Morávias um dos mais importantes pensadores educacionais da época, editou vários livros educacionais sobre os mais diversos assuntos.

Contudo, a surpresa maior revela-se quando Severino afirma que os estudos da Teoria Crítica (ou Escola de Frankfurt) são os precursores dessa tendência pós-moderna em filosofia da educação:

Na verdade, o pensamento desconstrutivo em relação à produção teórica da modernidade começa a se instaurar a partir da reflexão crítica dos pensadores da Escola de Frankfurt que, inspirados por Marx, Freud e Nietzsche, lançam as matrizes do questionamento da hegemonia da racionalidade que dominou a era moderna, configurando o seu perfil. Assim, a Teoria Crítica está na raiz das vertentes filosófico-educacionais que designei como arqueogenealógicas, representativas do pensamento pós-moderno ou pós-estruturalista (SEVERINO, 1999, p. 315).

2.Vida e obra de Jean -Jacques Rosseau (1712 - 1778)

Nasce a 28 de Junho de 1712, em Genebra. Tendo perdido a sua mãe no memento do parto. Passou a infância com seu tio Isaac relojoeiro e homem de paiser. Rousseau ficou confiado primeiro a um pastor calvinista e depois a um tio. Recebeu uma educação bastante desordena. Em 1728 abandonou Genebra como camareiro junto a família de Turim. Tendo encontrado refúgio em Les Charmettes com a madame de Warens, amiga e amante tendo lhe proporcionado estudos e inscrições sem distracções fora da cidade em 1741, deste com os enciclopedistas. Rousseau morreu a 02 de Julho de 1778, vítima de insolação durante um passeio da tarde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (229.9 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com