TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os responsáveis organizacionais

Resenha: Os responsáveis organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Os responsáveis organizacionais, especialmente aqueles que ocupam lugares de intervenção estratégica, estão freqüentemente expostos a pressões éticas consideráveis decorrentes dos impactos que as suas decisões podem ter nos trabalhadores, nos clientes, no mercado, na comunidade em geral ou no meio ambiente (Watson, 2003). As suas decisões e a sua atitude perante conflitos de interesse que envolvam valores morais influenciam o clima ético da organização, o comportamento dos trabalhadores e a forma como eles se comportam e se relacionam entre si e com a empresa (Bews & Rossouw, 2002). A postura ética dos gestores e o clima ético da organização podem estimular ou reprimir o desenvolvimento de uma política social ativa, refletindo-se no desempenho real e percepcionado da empresa.

O objetivo deste ensaio teórico é contribuir para o debate em torno da ética empresarial e dos seus determinantes, enquanto tema que preocupa empresários e cidadãos em todo o mundo na atualidade. Ao estabelecer uma relação entre o contexto cultural, o desenvolvimento moral e o desempenho social da empresa, pretendeu-se destacar o papel do dirigente nas políticas sociais das empresas, reconhecendo o caráter situacional dos valores morais e sociais. A prática empresarial deve ser interpretada no seu contexto, constituindo o comportamento ético um reflexo do mesmo. Por outro lado, o modelo integrado de determinantes do desempenho social destaca a importância dos fatores não estratégicos que habitualmente presidem a uma parte significativa das decisões perante questões de natureza ética ou de intervenção social.

Subjacente ao modelo teórico, foram desenvolvidas hipóteses de pesquisa cuja validade pode e deve ser explorada em futuros estudos empíricos. Com a realização destes estudos, espera-se encontrar uma forte relação entre os referenciais culturais e os valores morais, assim como entre estes e as preocupações sociais reveladas pelas práticas empresariais. A riqueza dos resultados será reforçada se o modelo for aplicado em diferentes contextos culturais. As questões éticas, as problemáticas ambientais e as preocupações sociais são hoje temas centrais no debate político, social e empresarial. Este trabalho é certamente fruto dessas preocupações, ao mesmo tempo que pretende ser uma contribuição modesta mas determinada para a amplificação do debate urgente em torno destas temáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com