TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POBREZA NO MEIO RURAL DE PERNAMBUCO

Casos: POBREZA NO MEIO RURAL DE PERNAMBUCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em apresentar enumeras formas de como o Administrador pode atuar nas organizações. Desta forma, o gestor traça metas que deverão ser seguidas para que não faltem recursos para a realização das operações. O planejamento define as linhas de investimento e financiamento da empresa.

Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, os métodos da Administração Orçamentária, Administração Financeira, Matemática Financeira, Direito Tributário e Teoria Econômica.

A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.

Desta forma esse trabalho tem por finalidade, por em prática o conhecimento das matérias do semestre em que o acadêmico desenvolverá a capacidade de análise e avaliação financeira de empresas, tanto no ambiente interno, quanto na sua relação com o ambiente econômico em que está inserida.

Assegurar crescimento e a perenidade como uma empresa de grande porte, respeitada e reconhecida na comunidade onde atua é o diferencial que a XPZ Móveis propõem ao atual mercado de móveis.

Com foco na criação de valor econômico, ambiental e social através de: Valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável, negócios altamente competitivos, buscas de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio, pessoas motivadas para alto desempenho, a empresa preza a valorização do produto nacional agregando valor à matéria-prima, que tem boa aceitação no mercado externo, gerando renda e desenvolvimento econômico para a região. Além disso, busca promover o desenvolvimento da consciência ambiental na comunidade através de atividades como palestras, cursos e debates.

2. Desenvolvimento

2.1 Planejamento Financeiro

Sabe-se que para administrar uma empresa são necessários quatro requisitos básicos para que se tenha um bom resultado: a organização, o planejamento, a direção e o controle. Não basta só controlar a entrada e saída de recursos, é imprescindível saber quanto realmente se tem de lucro, quais os gastos fixos e variáveis, será que a organização tem estrutura?

Caracteristicas e fundamento

O planejamento financeiro tem como processo de estimar as exigências de fundos de um negócio e determinar as fontes de fundos são uma parte importante do planejamento financeiro. Ele leva em considerações o crescimento, o desempenho dos investimentos, e os requisitos de fundos para o negócio durante um determinado tempo, ele fornece um plano detalhado de ação para reduzir a incerteza e par à direção correta de esforços individuais e coletivos.

Enfim o planejamento financeiro objetiva tornar realidade os sonhos, desejos e objetivos de muitas pessoas.

2.2 Demonstrativos orçamentários

2.3.1 Demonstrativo do resultado do exercício projetado

A demonstração do resultado tem como o objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado periodo, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas o principio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício, oferece uma sintese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo periodo. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativo e trimestralmente para fins fiscais.

2.3.2 Fluxo de caixa projetado

É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, levando porém em consideração a memória de dados que respaldará essa mesma previsão. Enfim podemos afirmar que fluxo de caixa é a demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro.

2.3 A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas

A necessidade de se comparar o planejamento com a execução é justamente evitar que as atividades não condizem com o que foi planejado.

A isto nomeia-se controle. É fundamental para que consiga atingir seu objetivo, sem o controle ninguém nunca saberá se está no caminho certo ou errado, e pode antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

2.4 Ferramentas de Análise de Investimentos

A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos ( maiores que um ano ), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

As ferramentas são:

Valor presente líquido: VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.

Taxa interna de retorno: TIR, é taxa que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investigado em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

Payback descontado: É o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

Índice de lucratividade líquida: É um termo financeiro que nos diz que o retorno pontecial de um investimento em relação ao custo inicial de investimento. Índice de lucratividade, muitas vezes abreviado como PI, é um grande indicador de como bom de um investimento que você está fazendo.

2.5 Príncipios básicos do valor do dinheiro no tempo

O valor do dinheiro no tempo (VDT) é o processo de se calcular o valor de um ativo no passado, no presente ou no futuro. Está baseado na premissa de que o principal original crescerá seu valor no tempo através dos juros. Isto significa que um dólar investido hoje valerá mais amanhã.

Ativo é alguma coisa que apresenta valor. O VDT tem três ativos compostos do valor presente, valor futuro e pagamentos (anuidades ou prestações).

Componentes do ativo:

Valor presente: (VP) é o principal, é quanto você tem agora.

Valor futuro: É quanto cresce aquilo que você tem agora, quando composto a uma dada taxa.

Séries uniformes de pagamento: É quando as entradas ou saídas destinam-se ao pagamento de uma dívida.

Séries de desembolso: É quando destinam-se a constituir um capital futuro.

2.6 Tributos empresariais

É toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constituia sanção de ato ilícito,instituida em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

ICMS: ( Imposto sobre circulação de mercadoria e serviços) é um imposto estadual, ou seja, somente os governos dos estados do Brasil e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo.

PIS: ( Programa de interação social) é uma contribuição social de natureza tributária.

COFINS: ( Contribuição para o financiamento da seguridade social) é uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social,

IR: ( Imposto sobre a renda ou imposto sobre o rendimento) é um imposto existente em vários países, em que cada pessoa ou empresa é obrigada a deduzir uma certa porcentagem de sua renda média anual para o governo. Esta porcentagem pode variar de acordo com a renda média anual, ou pode ser fixa em uma dada porcentagem.

CSLL: ( Contribuição social sobre o lucro líquido) incide sobre pessoas jurídicas e entes equiparados pela legislação do imposto de renda e se destina ao financiamento da seguridade social.

2.7 TEORIA ECONÔMICA

A empresa realiza analise de mercado com o propósito de levantar dados em quantidade suficiente para mover o negocio. Esta pesquisa consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso. Do ponto de vista da concorrência, a empresa leva em consideração pontos fundamentais como: Produtos e Serviços; quais os produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes e quais suas características em termos de: Mercado visado; atrativo principal; vantagens; posicionamento; dentre outros. Podemos alencar também a pesquisa formal, ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações que não devem ser desprezadas por novos e antigos empresários.

Do ponto de vista estratégico, a empresa tem como foco, oferecer um serviço de qualidade com um custo menor que o da concorrência visando assim atrair o maior numero possível de clientes. Na analise das informações econômicas, tendo como base os lançamentos contábeis, a empresa tem como meta em curto prazo se manter no mercado oferecendo serviços de qualidade a baixo custo. Em longo prazo espera-se uma maior expansão, no sentido de oferecer maior numero possível de opções aos seus clientes.

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »