TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITZER, Georges. Princípios Fundamentais de Filosofia. Fulgor, São Paulo,1967. p.7-14.

Por:   •  11/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FICHAMENTO[1]

REFERÊNCIA:  POLITZER, Georges. Princípios Fundamentais de Filosofia. Fulgor, São Paulo,1967. p.7-14.

OS PROBLEMAS FILOSÓFICOS

INTRODUÇÃO

  • I. Por que devemos estudar a filosofia?

A proposta da obra é apresentar e explicar os princípios da filosofia materialista. O autor afirma que o materialismo possui uma ligação direta com a filosofia e um método, o materialismo dialético. Sendo então fundamental a compreensão do tema para que seja possível entender o marxismo.

Seguindo a ideia de Lenine, apresentada no texto, não existe prática sem teoria. Pois uma é ter conhecimento daquilo que se deseja realizar, enquanto a outra é o ato de realiza-lo, devendo então estar alinhadas, pois deste modo é que se entendem as ferramentas de opressão burguesa e o sistema que as mantem, para então realizar as lutas políticas e/ou movimentos sociais de forma eficaz.

  • II. O estudo da filosofia é uma coisa difícil?

Existe uma crença de que a compreensão da filosofia é demasiada complexa, quando a realidade é que esta ideia foi vendida e alimentada por muito tempo pela classe que mais se aproveita da manutenção do modelo político e econômico adotado quase que universalmente, a burguesia. Pois é a partir de seu entendimento que o cidadão será capaz de revolucionar a sociedade em que está inserido. O autor explica que as dificuldades que possam a ser encontradas são superáveis, e, se existem pelo fato de serem novos conhecimentos para muitos. (POLITZER, 1967, p. 7)

  • III. O que é a filosofia?

A filosofia é a busca da explicação ou melhor, das respostas mais precisas para os questionamentos. Através dela que se reflete sobre o universo, a natureza humana, a existência, sendo um estudo dos problemas mais gerais, como uma extensão das ciências que estudam os problemas menos gerais, a filosofia depende das ciências e se nelas obtêm apoio. (POLITZER, 1967, p. 8)

  • IV. O que é a filosofia materialista?

 Neste tópico temos a definição de filosofia materialista com “ a explicação científica do universo.”. O autor afirma que é através da compreensão da importância das grandes descobertas do século XIX, que Marx e Engels fizeram suas intervenções, ocasionando progressos relevantes na explicação do universo pela ciência, e, que a partir disso nasce o materialismo dialético. (POLITZER, 1967, p. 8).

  • V. Quais são as relações entre o materialismo e o marxismo?

O marxismo se fundamenta na filosofia do materialismo.

                “O marxismo, baseado no materialismo, não teve origem no cérebro de um só homem. É o resultado, a continuação do materialismo antigo, que estava já muito avançado em Diderot.” (POLITZER, 1967, p. 9).

                “O marxismo é a manifestação do materialismo desenvolvido pelos Enciclopedistas do século XVIII, enriquecido pelas grandes descobertas do século XIX. O marxismo é uma teoria viva, e, para mostrar imediatamente de que maneira considera os problemas, vamos tomar um exemplo que toda a gente conhece: o problema da luta de classes.” (POLITZER, 1967, p. 9).

        Entende-se então que a fundamentação do marxismo no materialismo, trouxe a compreensão da luta de classe, evidenciando a importância de livrar-se da dominação exercida por teorias burguesas. Podendo ser afirmar que para o marxismo, a luta de classe envolve economia, política e ideologia.

  • VI. Campanhas da burguesia contra o marxismo.

        O autor aborda a campanha de silêncio contra o marxismo que é desenvolvida e pensada pela burguesia, impedindo por exemplo de que seja lecionado a filosofia materialista em sua forma marxista nos estabelecimentos de ensino secundário. Existe o ensino de filosofia nas escolas, entretanto ao se abordar materialismo, sempre o fazem de forma separada ao marxismo, omitindo a existência da filosofia materialista desenvolvida por Marx e Engels, deixando a parte o materialismo dialético.

“Porém, apesar desta campanha de silêncio, apesar de todas as falsificações e precauções tomadas pelas classes dirigentes, o marxismo e a sua filosofia começam a ser cada vez mais conhecidos.” (POLITZER, 1967, p. 9).

  • PRIMEIRO CAPÍTULO:

O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA FILOSOFIA

  • I. Como devemos começar o estudo da filosofia?

Após a leitura, concluo que o estudo da filosofia é fundamental para que o indivíduo entenda as estruturas sociais que definem qual sua posição na sociedade. Uma vez que a filosofia reflete e busca resposta aos questionamentos, entende-se que quanto mais se debruce nesses conhecimentos, maior se torne a necessidade de aprofundar seus estudos na área.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (258.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com