TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POPULAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE DO TEXTO DO REINALDO DIAS – INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

Por:   •  23/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA:

CAP 20 POPULAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE DO TEXTO DO REINALDO DIAS – INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA.

        Muito se discute hoje sobre a destruição do meio ambiente, que está agregado à divisão espacial da população e a exploração demográfica. O capítulo aponta que o planeta não suporta essa ampliação expressiva da população e que os recursos naturais já estão em risco de esgotamento. A sociedade está pressionando os serviços públicos para desfrutar de uma melhor qualidade de vida da população. A tese de Malthus relata sobre o crescimento populacional e esgotamento dos recursos naturais.

A forma como está à ocupação humana nos espaços naturais vem trazendo problemas, como superpopulação do planeta e a dificuldade de seu abastecimento. A humanidade definiu o presente desenvolvimento mundial com a utilização dos combustíveis fósseis ao longo dos anos, mas por outro lado o crescimento do consumo inadequado dos combustíveis fósseis ampliou a poluição do ar, agravando assim o efeito estufa.

O Brasil tem um imenso território e não mostra um índice de ocupação elevado, comparado aos outros países, mas a sua população está centralizada em amplos centros urbanos, criando dessa maneira problemas sociais de alta seriedade, assim um maior número de sub-habitações, com as favelas e os cortiços. Há um aumento da poluição, sobretudo nos riachos, rios e dos esgotos à céu aberto, como também a escassez de água potável (mal do século), assim ocorrendo pressão sobre os serviços públicos essenciais, gerando aumento da criminalidade.

Precisamente no início da industrialização, o economista inglês Thomas Robert Malthus publicou um trabalho em que organizava um conjunto de preocupações que indicava o aumento populacional, a possibilidade do esgotamento dos recursos naturais e seus reflexos no crescimento econômico. Os palpites de Malthus não se confirmaram, embora a população tenha crescido bastante.

As migrações auxiliam ainda mais no crescimento populacional nos polos centrais, antigamente as pessoas buscavam empregos para melhorar de vida, porém, nos dias de hoje esta ocorrendo o inverso, as pessoas estão migrando para as cidades do interior buscando qualidade de vida e bem estar. A ação social em volta da defesa e da proteção ambiental vem trazendo a comunicação do cidadão como agente social atuante carregado de direitos e deveres. A nossa cidadania vem buscando usufruir e estabilizar mais os direitos ambientais assegurados constitucionalmente.

A população está de certa forma motivada as ações a favor do meio ambiente, assim ocorrendo formações de grupos para exigir os direitos ambientalistas. Se a natureza não tem como se defender, ela nos dá o direito de defendê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com