TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do texto de DIAS, Marina Célia Moraes. Corpo e construção do conhecimento: uma reflexão para a educação infantil.

Por:   •  22/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 2

DIAS, Marina Célia Moraes. Corpo e construção do conhecimento: uma reflexão para a educação infantil. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, supl.2, p.13-15, 1996. Disponível em http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v10%20supl2%20artigo2.pdf. Acessado em 10/11/2016.

A autora inicia o texto “Corpo e construção do conhecimento: uma reflexão para a educação infantil” fazendo uma série de questionamentos acerca da educação e do currículo escolar ofertado as crianças pequenas, tanto com relação aos eixos pedagógicos quanto com relação a importância que a Educação Física tem para o ensino e o desenvolvimento das crianças de zero a seis anos.

Dias cita que nos diálogos sobre Educação Infantil, doravante EI, uma questão importante como o processo de simbolização do corpo tem sido pouco discutido, se as propostas pedagógicas levassem em consideração o simbolismo na EI haveria uma abertura para observar que a criança desenvolve sua estrutura física em contato com o outro. Neste sentido, faz-se necessário trabalhar com Educação Física na EI pois esta proporciona ao infante o contato corporal e cultural alavancando não só o desenvolvimento mental mais também o motor.

Em seu texto, Dias pondera que na fase de 0 a 2 anos, período sensório motor revelado por Piaget que a criança começa a desenvolver sua mente e a perceber o mundo a partir dos movimentos que realiza. Após esta fase a criança já começa a estruturar sua musculatura e vai assim ajustando à postura, neste sentido a função postural dá sustentação a atividade cognitiva. Em seus escritos a autora cita que na teoria Walloniana o corpo não é inerte/passivo, porque se alimenta das relações pessoais e culturais tornando-se o meio pelo qual a criança dialoga com o ambiente que o cerca, o que ajuda a construir o pensamento, a desenvolver a motricidade e a percepção. O sujeito vai assim aprendendo a se ambientar no mundo através do movimento corporal e mental.

Mas a expansão mente-copo evolui do estágio sensório motor para o pré-operatório e esta mudança é de suma importância para a criança uma vez que a imaginação e o faz de conta vai permitir aos pequenos recriar experiências da vida, situações imaginárias e a utilizar objetos livremente. Neste sentido, para ampliar a inteligência simbólica e corporal a criança pequena se apropria de objetos que a partir do imaginário transforma-se em brinquedo que servem como meio de comunicação e aquisição da fala e da linguagem escrita.

É nas relações interpessoais dar-se o contato entre os sujeitos, este é o centro absoluto da aprendizagem aonde a criança vai construindo sua identidade tanto histórica quanto cultural, mas para que isso ocorra é necessário discutir nas escolas a importância da Educação Física já nos primeiros anos de vida, agindo assim a educação corporal será o agente facilitador do desenvolvimento da personalidade e das identidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com