TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTOS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/2/2021  •  Abstract  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Informativo

PRODUÇÃO DE TEXTOS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças da educação infantil são capazes de escrever textos? É possível nessa idade essas crianças possam executar essa tarefa? O texto busca responder esses questionamentos e discutir eventos vivenciados pela autora/pesquisadora em uma instituição de ensino de educação infantil pública com crianças entre 4 e 5 anos de idade, onde eles foram imersos em um contexto non qual eles deveriam criar textos, da forma que jugassem correta, dentro de um contexto de uma história que lhes foi apresentada.

A criança, no seu processo de reconhecimento do mundo, assimila aquilo que está a sua volta, então para o processo de apropriação do processo de escrita ela faz uso de todos os recursos que possui, gestos, falas, expressões corporais, desenhos, entonações diferentes..., contudo a escola distingue o que é desenho do que é escrita propriamente dito, pois só assim a criança poderá assimilar as representações gráficas com o seu significado.

As crianças que foram observadas durante a produção de seus textos puderam expor suas ideias e explicar o que significava o seu texto. Vale ressaltar que para as crianças em questão, que tinham entre 4 e 5 anos de idade, a sua forma de escrever e de se expressar ainda está baseada na produção de desenhos e algumas representações de letras, já que para eles o processo de escrita ainda está vinculado as imagens que estes criam para si da situação que lhes é apresentada.

As autoras expõem que para o processo de letramento nas escolas existe a separação do que é desenho e do que é letra, pois as coisas podem ser representadas por um desenho, mas seus nomes não. Contudo mesmo sendo feito essa distinção entre escrever e desenhar, os educadores devem entender que quando os alunos desenham ou falam eles estão produzindo seus textos, já que buscam repassar algo para outra pessoa, pois elas não estão limitadas as formas de linguagem que comumente são usadas nas produções de textos.

O trabalho em questão foi realizado por Goes (2014) e em sua proposta os alunos deveriam produzir textos endereçados para interlocutores imaginários, esses interlocutores eram os próprios personagens da história que lhes foi contada. A história em questão era O megaplano do lobo, de autoria de Melanie Williamson, publicada pela Editora Panda Books. A história foi lida em três partes ou momentos. No primeiro momento foi apresentada a história do lobo, história na qual ele estava com a dentadura quebrada e por isso estava precisando comprar uma nova. No segundo momento foi apresentada a história na qual a intenção do lobo em consertar a sua dentadura foi revelada, ele queria comer as ovelhas. No terceiro e último momento foi apresentada a parte na qual as ovelhas construíram um plano para defender seus filhotes das garras do lobo.

As crianças construíram seus textos e neles havia vários conselhos para as diferentes situações que foram apresentadas, uma das alunas utilizou de letras e desenho para representar as suas ideias, ela fez como foi instruído pela professora, utilizou o lápis de cor preta para as letras e os lápis coloridos para o desenho. Ela organizou as suas ideias em uma ordem na qual os eventos tinham uma sequência lógica e com uma explicação oral mostrou a sua ideia de como o lobo poderia arrumar uma dentadura nova.  os outros alunos também foram ouvidos e se expressaram assim como a aluna já mencionada, mas eles não utilizaram letras em seus desenhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com