TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto: “Grafismo Infantil: Linguagem do Desenho”

Por:   •  30/3/2020  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do texto: “ Grafismo infantil: linguagem do desenho

A idéia do texto é mostrar as diferentes fases do grafismo infantil, mostrando como as crianças se expressam por meio dos desenhos. Os autores Lowenfeld (1977), Dewey (1934) e Novaes (1972) se destacam nesse texto pois, relatam suas teorias sobre o grafismo infantil e a relação com  expressionismo da criança nessa fases.

A criança expressa seu mundo real, suas fantasias, emoções, tudo por meio de desenho. Crianças muitas vezes usam o desenho como forma de comunicação também, ja nós, adultos, quando ao lermos um desenho expressivo e comunicativo, conseguimos de certa forma identificar o que a criança quer passar para nós.

Nesse processo, existem as diferentes fases do grafismo infantil, sendo respectivamente:

• ESTÁGIO DAS GARATUJAS – Acontece por volta dos 2 anos de idade, nessa fase a criança rabisca sem intenção e sem controle, de forma desordenada e que aos poucos vai percebendo seus movimentos e controlando e organizando mais seus traçados.

• ESTÁGIO PRÉ- ESQUEMÁTICO- Acontece por volta dos quatro anos de idade e vai até os sete, a criança adquire consciência da forma e começa a fazer tentativas de representar o real de maneira desordenada e desproporcional.

• ESTÁGIO ESQUEMÁTICO- Acontece por volta de sete até os nove anos de idade, nele a criança já desenvolveu o conceito de forma e seus desenhos são representativos, descritivos e organizados. É possível percebê-los dispostos em linha reta.

• ESTÁGIO DO REALISMO- A última etapa se inicia aos nove anos e se estende até os doze, aqui o desenho tem maior representação com o real embora ainda exista muita simbologia. A autocrítica em seus desenhos é muito maior.

Teve outro grande estudioso sobre esse assunto que foi Luquet (1969) e ele também desenvolveu estudos sobre, os estágios do grafismo infantil:

• REALISMO FORTUITO- Se divide em duas partes, o desenho involuntário e o desenho voluntário, no primeiro a criança desenha linhas sem intenção ou significado, só pelo prazer no movimento, Já no segundo a criança desenha sem intenção, mas enxerga em seus traçados semelhanças com objetos conhecidos.

• REALISMO FALHADO OU INCAPACIDADE SINTÉTICA- Nela a criança desenha objetos sem ter relação entre eles, ou seja, os desenhos são independentes.

• REALISMO INTELECTUAL- A criança representa objetos pelo seu conhecimento intelectual, ela reproduz objetos que vê e também os que estão ausentes, reproduzem também distâncias, profundidade e posições organizando os objetos no espaço usando uma base de referência.

• REALISMO VISUAL – Nela a criança desenha e representa o que vê, ela vai desenhar e representar o que ela vê durante o dia ou até durante o momento e o lugar em que ela está.

Considera-se então que, a criança se expressa de várias maneiras, tendo como principal o grafismo. É de extrema importância que os pais participem disso com os professores para que juntos consigam acompanhar o desenvolvimento da criança entendendo melhor sobre as fases do grafismo, sobre como a criança costuma usá-lo, percebendo assim cada movimento e tipo de expressão que as crianças começam a desenvolver durante esse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com