TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a Importância de Trabalhar Com o Texto Literário na Educação Infantil e no Ensino Fundamental?

Por:   •  8/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância de trabalhar com o texto literário na Educação Infantil e no Ensino Fundamental?

Pedagogia

TEXTO:

Trabalhar a leitura em sala de aula até hoje não é uma tarefa simples, porque as próprias crianças já estão habituadas com um mundo tecnológico e instantâneo, cheio de respostas prontas, pegar em um livro para ler é um hábito incomum. Mas a leitura ainda é muito importante para todos e imprescindível na infância.

O texto literário ainda é muito utilizado nas escolas, porém na maioria das vezes é trabalhado de forma errada pela escola. Geralmente a criança só tem contato com a literatura pelo livro da escola que só mostra um pequeno fragmento do texto e depois faz um exercício de interpretação de texto que muitas vezes não foi compreendido pelo aluno. Essa forma de trabalhar a literatura causa um efeito indesejado, a criança não aprende a ler por prazer e sim por obrigação, e não vê nenhum sentido nisso.

O professor deve fazer um trabalho que seja prazeroso para a turma, como fazer visitas à biblioteca com frequência para ter contato com os livros, fazer um “cantinho da leitura” na sala de aula, deixar os próprios alunos escolherem as histórias literárias que acham mais interessantes, e sempre encontrar uma forma de contextualizar o texto com a realidade. Trabalhar com o texto literário de forma correta é importante porque desenvolve o vocabulário e a escrita dos alunos, aumenta a criatividade da criança porque dentro de uma história ela se coloca no lugar de um determinado personagem que mais se identifica, e dessa forma a criança começa a ter interesse em aprender a ler por puro prazer e futuramente tornar a leitura em um hábito comum do seu dia a dia .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FONTOURA, Juliana. Muito além da alfabetização: a importância do contato com a literatura na infância. Revista Educação, 2017. Disponível em: < https://revistaeducacao.com.br/2017/07/04/muito-alem-da-alfabetizacao-importancia-do-contato-com-literatura-na-infancia>. Acesso em: 24 de setembro de 2020.

O texto literário em sala de aula. Portal educação, [200-]. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-texto-literario-em-sala-de-aula/28383>. Acesso em: 24 de setembro de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com