TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Sociedades

Seminário: Filosofia Sociedades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

A Filosofia e de relevante importância para a sociedade uma vez que trata e visa o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano é com a filosofia que aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores. E de grande importância na sala de aula uma vez que busca o questionamento e o desenvolvimento humano.

Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como pelos professores uma vez que as instituições estão preparadas apenas para ensinar os resultados substanciais das ciências da natureza ou da matemática.as instituições de ensino procuram apresentar resultados de modo que os estudantes possa compreendê-los e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada.

Como essa é uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto por parte de alunos e professores, a solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer, pela sua historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica. O que está sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem de compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia bem como saber discutir por si os problemas, teorias e seus argumentos.

Cabe a filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia. Estimulando, perguntando-lhe o que pensa sobre os problemas do livre-arbítrio, ética e sendo ajudado com instrumentos filosóficos. A presença da Filosofia na escola é muito importante, pois ela gera tanto no professor quanto nos alunos diversas mudanças de comportamento, ela aumenta a auto-estima e diminui as ações agressivas, levando toda a comunidade escolar a refletir sobre o respeito e a individualidade de cada um. Assim, quando a Filosofia é ensinada através do diálogo, a tendência é que as crianças tornem-se mais críticas, criativas e sensíveis ao contexto em que vivem. A Filosofia para crianças serve também para prepará-los educando ao exercício da cidadania no qual se reforça a importância de respeitar os outros, respeitar regras previamente estabelecidas necessárias para a vida em comunidade.

Dessa forma, afirma-se que a escola não é apenas um espaço físico, mas um ambiente de convívio, troca de experiências e, até mesmo, experimentação. Portanto, não basta apenas implantar uma disciplina no currículo escolar, é fundamental que os educadores revejam seu conceito de educação e comecem a pensar em dinâmicas apropriadas e em boas relações sociais, pois só assim, as crianças também terão mais oportunidade para fazer seus próprios julgamentos, suas escolhas e a construção de novos conceitos e significados, emitindo assim suas próprias opiniões.

Nas escolas particulares, a implantação dessa disciplina foi mais bem aceita do que nas escolas de rede pública, visto que as mesmas possuem uma visão mais aberta da educação, além de uma maior aquisição de materiais pedagógicos para os professores e alunos, e monitores especialmente preparados para o ensino da filosofia. Enfim, para a implantação da disciplina seria necessária a realização de diversas mudanças/melhorias na escola referente a uma estrutura adequada, com a contratação de professores capacitados para um maior aproveitamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com