TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Saber Mais Etica

Casos: Para Saber Mais Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 5

Saiba Mais: MORAL É UM CONJUNTO DE REGRAS ASSUMIDAS E ACEITAS, LIVRES E CONSCIENTEMENTE PELOS INDIVÍDUOS PARA ORGANIZAÇÃO DE UM GRUPO SOCIAL, SEGUNDO OS VALORES DO BEM E DO MAL.

Saiba mais.

Mas o que é ética?

ÉTICA OU FILOSOFIA MORAL É A REFLEXÃO SOBRE NOÇÕES E PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A VIDA MORAL. É O CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E VALORES QUE NORTEIAM AS ESCOLHAS, A AÇÃO MORAL. QUALQUER ESCOLHA QUE O SUJEITO FAÇA ESTÁ FUNDAMENTADA EM UM PRINCÍPIO ÉTICO.

Resumindo, a moral é um conjunto de regras aceitas por um grupo que definem nossas escolhas em três dimensões: O que queremos fazer? O que podemos fazer? O que devemos fazer? Nem tudo que queremos fazer, podemos ou devemos. Em contrapartida, nem tudo que podemos e devemos queremos! Como fazemos para decidir? O que irá nortear nossas escolhas, nossas decisões é, finalmente, a ÉTICA (pode ser a cristã, não cristã, profissional, etc.). Portanto, ética e moral não se separam.

A concepção de liberdade que temos hoje remonta à Sócrates, que imprime uma orientação racionalista à Ética. Isto significa que a Virtude como a justiça, a prudência ou a tolerância dependem do conhecimento que delas temos. Apesar de sua enorme contribuição, Sócrates também tinha alguns inimigos, vamos dizer assim. Os mais importantes são os Sofistas. Enquanto Sócrates buscava verdades universais, os sofistas relativizavam em seus discursos a verdade, vendendo seu conhecimento. Sócrates influenciou muitos pensadores e suas ideias permanecem até hoje. Mas sua influência direta pôde ser mais sentida em um de seus discípulos: Platão. Mas, antes de falar de Platão, vamos resumir o que já vimos até aqui.

Para refletir mais sobre o assunto, sugiro que você...

• assista o filme citado a seguir, que certamente enriquecerá sua formação.

• veja o vídeo a seguir e discuta no nosso fórum qual sua opinião a respeito das diferenças entre brancos e negros que construímos ao longo do tempo?

Filme: A Hora da Zona Morta (The Dead Zone) 1983, Direção de David Cronenberg.

Vídeo para reflexão: analise o vídeo a seguir e não deixe de participar de nosso fórum.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XyilexcWbSE, acessado dia 23/06/12.

Durante muitos anos sustentamos costumes que foram frutos de discriminação. Como podemos, baseados em nossas discussões sobre moral e ética, analisar a situação exposta no vídeo? Por que não colocar suas opiniões em nosso fórum para que outros possam interagir também?

Questão ética: é correto que uma só pessoa, baseada em suas próprias convicções, mude o destino de muitas outras sem que essas pessoas saibam, mesmo que seja por uma "boa causa"?

Assim, devemos sempre nos perguntar: quais são os valores que estão norteando nossas decisões e nossos julgamentos? Se estamos vivendo em sociedade podemos pensar de forma totalmente individualista? E afinal, quem é outro? O outro sou eu... para o outro!

• Heteronomia: (hetero= outro, diferente; nomos= lei). Ou seja, a pessoa age de acordo com as regras de outro que lhe são colocadas e ele obedece (para receber recompensa) ou não obedece (e será castigado). Por isso é um comportamento moral infantil, imaturo (mesmo que a pessoa seja um adulto). Esse comportamento é regulado pelo meio social.

• Autonomia: Conforme o sujeito vai amadurecendo, vai adquirindo autonomia, se libertando da heteronomia. Para alcançar a autonomia, é necessário exercício racional. Muitas pessoas envelhecem, mas não conseguem atingir essa autonomia em suas condutas. Para isso é preciso formar o sujeito moral autônomo. Não se trata, porém, de individualismo, mas de assumir uma postura crítica diante das regras impostas pelo meio social.

A segunda coisa importante que podemos destacar de Alegoria da caverna de Platão é o que vamos chamar de dualismo material x espiritual. Em outras palavras: a essência das coisas não está necessariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com