TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogias Históricas Sociais E Outras Tendências.

Artigos Científicos: Pedagogias Históricas Sociais E Outras Tendências.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 4

Pedagogias históricas sociais e outras tendências.

1. Teorias socialistas

Após a revolução Russa de 1917, guiada por Lênin que focava modificar a forma social de agir e pensar da nação iniciou-se as mudanças na concepção educacional. Essas mudanças ocorreram principalmente porque o índice do analfabetismo naquela época era muito grande, e o anseio de se igualar aos índices de nações desenvolvidas eram primordiais, devido a isso foram inseridos novos modelos pedagógicos afim de melhorias na área educacional, tais medidas adotadas eram:

• Inclusão de oficinas profissionais, sendo elas, bem recebidas e proveitosas pelos alunos, havendo assim a junção do trabalho intelectual e o manual.

• Priorizar o coletivo acima do individualismo, onde o segundo, era visto como algo que gerava discordância e gerador de conflitos.

• O poder da razão e do entendimento estarem sempre equilibrados, estruturados e organizados, se via a importância de intelectuais, elaborando ideias convincentes. Onde até mesmo a classe dominada se deixava aderir a tais.

• Escola unitária, sendo ela a igualdade entre as crianças, trabalhando a crítica dentro de cada ser pensante.

Nos primeiros 4 (quatro) anos da década de 60, o crescimento de organizações que promovem a cultura, a desalfabetização, vividos naquele momento deram a origem a pedagogia libertadora e a crítico-social dos conteúdos, sendo essas as tendências pedagógicas utilizadas até os dias de hoje, tais como:

Tendência progressista libertadora onde o seu objetivo é elevar o nível de consciência do educando, a fim de torná-lo capaz de buscar a sua emancipação econômica, política, social e cultural.

Pedagogia progressista libertária acredita na liberdade total, onde o processo de aprendizagem grupal é mais importante do que aos conteúdos ensinados.

Pedagogia progressista "crítico-social dos conteúdos” ao professor escolhe os conteúdos mais significativos para o aluno, contendo um significado humano e social.

2. A concepção histórico-cultural de Vygotsky

Devido ao contexto vivo por a Vygotsky que era a grande Revolução Comunista, na Rússia ele teve seus estudos influenciados pelos seus colaboradores, especialmente Luria e Leontiev que focavam principalmente o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana, como resultado de um processo sócio histórico.

Vygotsky defendia a teoria sócio-cultural do desenvolvimento cognitivo, onde dizia que as mudanças históricas na vida do individuo ou de uma sociedade produz mudanças na natureza humana. Assim, as pessoas se transformam e são transformadas por meio das interações sociais dentro de uma determinada cultura.

Ao estudar a relação entre o pensamento e a linguagem, Vygotsky divergiu em relação as propostas apresentadas de behavioristas e Piaget. Pois para os behavioristas, o desenvolvimento da linguagem passa pelo discurso oral e pelo murmúrio até atingir o discurso interior, e para Piaget, o desenvolvimento ia do pensamento autístico para o discurso socializado e o pensamento lógico através do discurso e do pensamento egocêntrico, enquanto para Vygotsky “a verdadeira trajetória de desenvolvimento do pensamento não vai no sentido do pensamento individual para o socializado, mas do pensamento socializado para o individual” (VYGOTSKY, 1984)

Segundo Vygotsky, o nível de desenvolvimento mental de um aluno não pode ser determinado apenas pelo que consegue produzir de forma independente, é necessário conhecer o que consegue realizar, muito embora ainda necessite do auxílio de outras pessoas para fazê-lo.

Para Vygotsky a ZDP (zona de desenvolvimento proximal) hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã – ou seja aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã.” (VYGOTSKY 1998).

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com