TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento aristotélico

Tese: Pensamento aristotélico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Tese  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

1°. Por que a lógica não entrana classificação aristotélica das ciências?

Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órgano ) para o correto pensar. O objeto da lógica é o Silogismo.

2°. No pensamento aristotélico,quais as principais características da lógica?

.Aristóteles propôs a primeira classificação geral dos conhecimentos ou das ciências dividindo-as em três tipos: teoréticas, práticas e produtivas. Todos os saberes referentes a todos os seres, todas as ações e produções humanas encontravam-se distribuídos nessa classificação, que ia da ciência mais alta - a filosofia primeira - até o conhecimento das técnicas criadas pelos homens para a fabricação de objetos. No entanto, nessa classificação não encontramos a lógica.

A lógica caracteriza-se como:

instrumental: é o instrumento do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado;

formal: não se ocupa com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensa-mento, mas apenas com a forma pura e geral dos pensamentos, expressa através da linguagem;

propedêutica: é o que devemos conhecer antes de iniciar uma investigação científica ou filosófica, pois somente ela pode indicar os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento;

normativa: fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro;

doutrina da prova: estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. Dada uma hipótese, permite verificar as conseqüências necessárias que dela decorrem; dada uma conclusão, permite verificar se é verdadeira ou falsa;

geral e temporal: as formas do pensamento, seus princípios e suas leis não dependem do tempo e do lugar, nem das pessoas e circunstâncias, mas são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.

3°. Qual é o objeto da lógica?

O pensamento é o objeto da lógica na medida em que esta se ocupa da formulação e aplicação das regras/leis do pensamento válido.

4°. Que são e quais são as categorias?

o conjunto de textos lógicos de Aristóteles.

substância (οὐσία, substantia), quantidade (ποσόν, quantitas), qualidade (ποιόν, qualitas), relação (πρός τι, relatio), lugar (ποῦ, ubi), tempo (ποτέ, quando), estado (κεῖσθαι, situs), hábito (ἔχειν, habere), ação (ποιεῖν, actio) e paixão (πάσχειν, passio). Algumas vezes, as categorias são também chamadas de classes.

5°. Quais são as duas propriedades das categorias lógicas? Explique-as

logica natural : ser percebida

logica aceita : ser caracterisada apos ser percebida

6°. Qual a classificação das categorias segundo a extensão e a compreensão?

1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com