TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento filosófico

Seminário: Pensamento filosófico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Seminário  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  1.592 Visualizações

Página 1 de 4

1)

Nem todo refletir é filosófico; para sê-lo, é preciso atender às características: às características: radical, rigorosa e de conjunto.

Radical: palavra latina radiz significa raiz, e no sentido figurado “fundamento, base”. Portanto a filosofia é radical não no sentido de ser inflexível, mas na medida em que busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.

Rigorosa: enquanto a “filosofia de vida” não leva as conclusões até as últimas consequências, nem sempre examinando os fundamentos delas, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor. É assim que os filósofos inovam nos seus caminhos de reflexão. Além disso, o filósofo usa de o filósofo usa de linguagem rigorosa para evitar as ambiguidades das expressões cotidianas, o que lhe permite discutir com outros filósofos a partir de conceitos claramente definidos.

De conjunto: a filosofia é globalizante, porque examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionando os diversos aspectos entre si. Nesse sentido, a filosofia visa ao todo, à totalidade. Mais ainda, o objeto da filosofia é tudo, porque nada escapa a seu interesse.

São 3 características importantes na reflexão filosófica para a saída das chamadas “zonas de conforto” e conquista das “zonas de aprendizagem”, pois se quiser arriscar, pensar, agir, discutir, ver o mundo como um presente e um futuro não só em sua vista, mas também em vista de todos os outros, saberá seguir o caminho certo do jeito que for mais propicio a própria felicidade, e essas características seguem essa filosofia.

2)

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

A finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade, e vivendo dessa maneira, em harmonia, simplicidade, ética, e perseverança pode-se sonhar que o sonho vem que nem percebemos.

3)

Na Antiguidade Grega o trabalho, na condição de “ponos”, era uma atividade própria ao escravo, não devendo o cidadão realizá-lo. O trabalho manual era compreendido como atividade inferior. Aqueles que faziam parte da cidadania e, portanto, das reflexões capazes de decidir o destino da polis (cidade estado) deveriam ter tempo livre para pensar, para criar (érgon), cabendo aos escravos o tipo de atividade inferior.

No período medieval, o trabalho correspondeu ao sacrifício do corpo, disciplinando-o para purificação e salvação da mente e da alma. A preguiça condenada por ser um pecado, não favorecia a salvação. Nesse contexto do medievo, conforme Ribeiro (2003, p. 198), a ociosidade entre senhores, nobreza e clero "não era sinônimo de preguiça, mas de abstenção às atividades manuais para se dedicar a funções mais nobres, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com