TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamentos sobre política de acordo com filósofos

Por:   •  6/2/2021  •  Abstract  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

  Pensamentos sobre política de acordo com filósofos

Maquiavel

De acordo com Nicolau, a política deveria ser pragmática, empirista e realística. Apenas o Estado poderia comandar e colocar ordem sobre a sociedade. A virtu (inteligência) deveria ser uma característica fundamental para alguém poder governar, para que por meio dela, o príncipe agisse de acordo com a necessidade. A junção da virtu com a fortuna (sorte) seria a combinação perfeita para realizar um mandato incrível. Maquiavel acredita que o amor e temor são necessários, mas, entre os dois, o temor seria melhor, uma vez que, quando você ama alguém e é correspondido, você sabe que se errar, ela vai te perdoar porque te ama, então ela poderia errar diversas vezes, no entanto, quando há a relação de temor, os súditos irão respeitá-lo por medo do que o príncipe poderia fazer caso eles fizessem algo de errado. O príncipe poderia deixar de ser uma figura moral inúmeras vezes, sendo necessário apenas em ações que favorecessem seu poder e o bem do Estado.

Hobbes 

Para Thomas, as pessoas já nascem más. As guerras seriam resultados do direito a vida, uma vez que a insegurança faz as com que as pessoas guerreiem entre si para poder garantir sua segurança, e consequentemente, sua sobrevivência. Para Hobbes, seria melhor abrir mão da vida, do que viver em meio às guerras. O contrato social surgiria por meio da criação do Estado, pois o mesmo seria responsável por cuidar do direito de todos os cidadãos. Apoiava fortemente um Estado baseado no absolutismo.

Locke

John afirmava que os seres humanos nascem como uma folha em branco, não sendo nem bom nem ruim, visto que, são moldados após suas diversas experiências vividas no mundo. Os direitos fundamentais de todo contingente demográfico seriam a propriedade privada, a vida e a punição, esse último seria no sentido de ter a liberdade e o poder de punir alguém na mesma proporção de algo que foi feito por essa pessoa. Locke acreditava que antes da criação do contrato social, existiam duas leis que eram “obedecidas” pelas pessoas, uma era lei da natureza e a outra a lei divina, e essa última lei influenciava as pessoas a serem boas. O filósofo afirmava que havia 3 elementos que deveriam ser presentes no estado natural para que sociedade não entrasse em guerra de acordo com Hobbes, e tais elementos seriam a polícia, leis dos homens e juízes imparciais. Acreditava que o Estado deveria ser baseado no liberalismo.

    Rousseau

        Segundo Jean-Jacques, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, tornando-o mau e para tal situação ser revertida, seria necessário o contrato social que seria a existência da figura de um legislador, para que pudesse ajudar os indivíduos a voltarem para seu o estado natural. O filósofo criticava a propriedade privada por achar que seria um direito que aumentava a desigualdade social, uma vez que apenas quem tinha condições financeiras poderia ter uma casa. Afirmava também que se Estado deveria ser movido pela soberania popular, e assim garantiria a igualdade entre todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com