TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas dos Filmes Admirável Mundo Novo e O Doador de Memórias

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  2.110 Visualizações

Página 1 de 3

1.        Qual a situação extrema na humanidade motivou a criação das duas sociedades fictícias descritas nos filmes?

Nos dias o ser humano está cada vez mais ignorante e esquecendo das coisas boas da vida, esquecendo o amor que existe entre um e o outro, só existe ganância, muita violência e muita falta de respeito um com o outro. Hoje em dia ninguém mais se importa com o próximo, ninguém faz as coisas com amor e humildade. Acredito que o propósito dos filmes foi mostrar esta idéia, que o mundo precisa de mais amor e compaixão, que o mundo está cada vez mais capitalista.

2.        Nas duas sociedades os indivíduos precisam tomar uma dose diária de "remédio/droga".Estas doses tem a função de inibir qual manifestação do organismo?

Tem a função de tirar as emoções que eles podiam sentir no dia a dia, seus sentimentos. Deixava-os pessoas frias e sem saber o que estavam fazendo. Só seguiam as regras.

3.        O que diferencia a moral das duas sociedades com relação ao contato físico entre os seus indivíduos?

Em meu ponto de vista, no filme Admirável Mundo Novo, poderia sim ter um contato físico, porém eles mostravam que isto era bom era evitado para não haver conflitos e guerras. Já no filme O Doador de Memórias não podia haver contato físico, pois assim eles teriam emoções e descobririam o amor um pelo outro.

4.        Escolha duas personagens do filme "Admirável mundo novo" e compare suas ações com outras duas do filme "O doador de memórias"

 No filme  "Admirável mundo novo’’  John, o Selvagem era filho de Linda e do Diretor. Curioso. Revela-se o personagem principal no decorrer do conto. Deseja ser livre. Deseja saber. Comparando com o Jonas de "O doador de memórias" ele era diferente e queria ajudar sua comunidade, queria atravessara fronteira para que todos pudessem sentir novamente e ter suas emoções. Pensava em todos e não só nele.

5.         Qual a diferença nas duas sociedades com relação a organização social (hierarquia)?

Em Admirável Mundo Novo o autor descreve uma sociedade totalitária, governada por uma minoria que concentrava em suas mãos o poder e o conhecimento. Tal sociedade hipotética era composta por castas 1, que tinham posições e funções diferenciadas na hierarquia social. Mesmo com um notável desenvolvimento científico-tecnológico, havia a necessidade dos governantes, já em Doador de Memórias temos uma sociedade que sofreu uma verdadeira lavagem cerebral, fora apagada da população todas as memórias e sentimentos, então ninguém conhece outra versão do que vive. Nesta sociedade governo (chamado de anciões) eles decidem tudo por você, e é isso que faz tudo ser perfeito. As pessoas são felizes com isso, até por que elas não conhecem outra forma de vida.

6.         Qual a diferença entre Utopia e Distopia? (ver no dicionário de filosofia).

Utopia: Tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode referir-se a uma cidade ou a um mundo, sendo possível tanto no futuro, quanto no presente, porém em um paralelo. O "utopismo" consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com