TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Histórico Da Filosofia

Artigos Científicos: Período Histórico Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 3

Filosofia e Ética

Atividade Avaliativa

01-Identifique as grandes características de cada período histórico da Filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

Resposta:

Filosofia Grega ou Antiga

No período pré-socrático conhecido também como cosmológico, é identificado por ser o primeiro passo da evolução da Filosofia grega. Esse período se preocupou não só com a origem, mas como o destino do universo e da natureza. Os filósofos desse período foram importantíssimos para o desenvolver do pensamento, dentre eles o que mais se destacou foi Tales de Mileto.

Já no período Socrático ou Antropológico, sua grande característica era buscar a essência de cada coisa, procurava o conceito e não só a opinião de cada um sobre nós mesmos, coisas, ideias, valores; Suas principais figuras foram Platão e Aristóteles.

O período Helenístico ou Greco-romano surgiu depois do declínio político. Dava-se ênfase a felicidade e como as pessoas encontrariam essa maneira correta de direcionar a própria vida.

Na Filosofia Medieval, predominava o domínio da igreja romana sobre a Europa. Nessa época (Sec. XIII à XIV) a filosofia medieval passou a ser trabalhada nas escolas e ficou conhecida por Escolástica. Surgindo logo em seguida a teologia, onde se discutia a existência de Deus e alma. Nesse período se discutiu a relação entre superiores e inferiores, o domínio de papas sobre reis e diferença entre fé e razão.

Em Filosofia Moderna (Séc. XV à XIX) a filosofia passou a ter uma divisão de foco de estudo, e com o passar do tempo foi sofrendo alterações e deixou de ter seu foco principal ligado ao conhecimento material e a descoberta de todas as verdades. Destacou-se pelo período do Renascimento, onde a filosofia era contrária as formas religiosas e passou a renovar o seu conhecimento no que dizia respeito a civilização.

02- Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.

Resposta:

No período antigo as pessoas não se preocupavam apenas com a origem, mas como o destino do universo e da natureza, hoje não é diferente quando questionamos o mundo ao nosso redor, um exemplo disso é quando questionamos os problemas da nossa cidade, aqueles que nos atingem diretamente como cidadãos. Assim como Sócrates hoje nós também buscamos a verdade, um belo exemplo disso é quando a buscamos combatendo a corrupção. Nos dias atuais assim como foi no período medieval, existem pessoas que discutem a existência de Deus e alma, um exemplo são as inúmeras religiões que nasceram de lá pra cá, onde cada uma com seu embasamento discutem a existência de Deus, alma, espírito

03-Há diferença entre o conceito Kantiano de modernidade, apresentado ao falar do iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual a diferença?

Resposta:

Sim. No conceito de Immanuel Kant sobre modernidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com