TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Períodos Da História Da Filosofia

Dissertações: Períodos Da História Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A palavra Filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Surgiu a partir do momento que o homem passou a refletir sobre circunstâncias que estavam ao seu redor através da razão. Os pensadores em cada período da História passaram a buscar temas para a reflexão. Conhecida como berço dos pensadores, a Grécia Antiga com seus sábios buscaram formular, no século VI a.C, explicações racionais para tudo que era explicado, até então, através da mitologia.

A história da Filosofia, como toda divisão cronológica, é uma opção arbitrária de quem estabelece os pontos de ruptura para justificar as separações de um período e outro.

Período Clássico

Os séculos V e IV a.C na Grécia foi um período de grandes inovações no âmbito cultural e científico. A cidade de Atenas e seu sistema político democrático foi propício para o desenvolvimento do pensamento. A época é marcada pelo Sofistas e o grande pensador Sócrates.

Os sofistas defendiam uma educação com o objetivo de tornar um cidadão pleno e atuar ativamente e politicamente para o crescimento da cidade. Os jovens deveriam ser preparados para uma boa retórica, pensar e manifestar suas qualidades artísticas.

Já Sócrates começa a refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo através de uma concepção científica

Ele acreditava que a verdade está ligada ao bem moral do ser humano. Podemos conhecer suas ideias através de seu seguidor, Platão, pois não deixou quaisquer documentos ou registros. Sócrates costumava questionar pessoas que se consideravam sábias. Ele dialogava e interrogava as pessoas através da ironia e maiêutica, as partes que constituíam de seu método dialético: inquiria para que as pessoas pudessem dar a luz às ideias. Incorporou o lema “conhece-te a ti mesmo” como parte de sua tarefa e foi condenado à morte.

Platão defendia as ideias formavam o foco do conhecimento intelectual. Os pensadores teriam a função de entender o mundo da realidade, separando-o da aparência. Sua obra é marcada pela questão do conhecimento e associação a atividade política. A Filosofia é filha da cidade (polis) e ao mesmo tempo está à sua margem, por isso os diálogos platônicos expõem um debate bem articulado através da argumentação e do impulso que desperta o conhecimento autêntico e o pensamento que ultrapasse as aparências.

Outro pensador da época foi Aristóteles. Foi ele quem criou a lógica dedutiva clássica, como forma de alcançar o conhecimento científico. A sistematização e os métodos devem ser desenvolvidos para alcançar o conhecimento pretendido, partindo sempre dos conhecimentos gerais aos específicos.

Período Pós-Socrático

Esta época do final do Período Clássico (320 a.C) até o começo da Era Cristã dentro de um contexto histórico que representa o final da hegemonia militar e política da Grécia. A Filosofia deixa de ser centrada no mundo grego e ultrapassa as antigas fronteiras da ética. Nesse período podemos identificar algumas correntes como estoicismo que defendiam a razão a qualquer preço. As emoções, o prazer e o sofrimento deveriam ser deixados de lado. O epicurismo defendia que o bem era originário da prática da virtude. O ceticismo, de acordo com os pensadores céticos, a dúvida deve estar sempre presente, pois o ser humano não conhece nada de forma exata.

Filosofia Medieval

No período medieval é preservada a filosofia clássica, mas confinada nos mosteiros religiosos. Sob influência da Igreja as reflexões se concentram em questões filosóficas e teológicas com a finalidade de conciliar a fé e a razão. Se destacam nesse período os pensadores Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino que trazem reflexões fundamentais para o pensamento cristão.

O período da Filosofia Medieval foi marcado pela instauração dos debates. Houve uma separação de dois campos do conhecimento: a teologia, que investigava questões relacionadas a Deus vista como superior e a Filosofia que abrangia todos os outros saberes, inclusive investigações da natureza, fazendo que a Filosofia fosse dada como um nome dado ao um grande número de saberes.

Filosofia Moderna

A filosofia do Período Moderno tem uma fragmentação de temas e abordagens. O humanismo desde o século XIV, propunha a retomada da valorização da Antiguidade e a defesa de uma nova ordem política, na qual a ação seria um elemento fundamental. Essa redescoberta e valorização da Antiguidade representou uma nova perspectiva não apenas política, mas também metodológica, que permitiu uma nova leitura do texto, superando os debates da escolástica medieval.

Com esse despertar a teoria política e científica ganhou novos ares e as transformações que o continente europeu passava foi marcada por um movimento de novas elaborações filosóficas: Maquiavel, Montaigne, Erasmo, More, Galileu, Descartes e Locke são alguns pensadores que marcaram o período.

As perguntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com